Uma rara série de quatro eclipses lunares seguidos irá ocorrer nos dias 15/04/2014, 08/10/2014, 04/04/2015 e 28/09/2015. O fenômeno pode ser visto do Brasil.
O eclipse da Lua ocorre quando o satélite se encontra no cone de sombra da Terra. Nesse caso, a Lua, a Terra e o Sol estão perfeitamente alinhados, de modo que a Lua não recebe a iluminação direta do Sol.
O nome Lua de sangue é por conta da cor avermelhada que tinge o nosso satélite. Isso acontece porque uma pequena fração dos raios solares sofre refração na atmosfera da Terra, deixando passar apenas os raios avermelhados para a Lua, que está situada logo atrás do nosso planeta.
Entenda como se forma o eclipse lunar e a Lua de sangue no vídeo abaixo.

Refração e Lua vermelha

Para entender melhor o efeito da refração, veja como a porção vermelha do espectro luminoso atinge diretamente a Lua.
O vídeo abaixo mostra o eclipse visto diretamente do solo lunar.

Conheça a Lua

Quer saber mais sobre a Lua? O breve vídeo abaixo, da excelente série ABC da Astronomia, explica como o nosso satélite foi formado, além das principais características do sistema Lua-Terra.

Nublado?

Se as condições atmosféricas da sua cidade não permitem ver o eclipse lunar dessa noite, você pode assistir o fenômeno ao vivo, em Alta-Definição (HD) por meio  do Marshall Space Flight Center, da NASA, a partir das 02h00 da madrugada de terça-feira (15).

Assista ao vivo

Video streaming by Ustream

Datas dos eclipses lunares