Redes sociais mapeiam desaparecidos após terremoto no Nepal

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

28 de abril de 2015

O forte terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu o Nepal no último sábado (25) afetou 8 milhões de pessoas, mais de um quarto da população do país. O número de mortos já passa de 4,3 mil, com outros 8 mil feridos, entre moradores e turistas. Foi o pior evento do tipo em 81 anos no local.

Para ajudar familiares e amigos a localizar pessoas nas áreas afetadas pelo tremor, Google, Facebook e Microsoft desenvolveram recursos e ações em suas redes sociais.

Google Person Finder

O Google Person Finder funciona como um mural público, onde é possível procurar alguém (“I’m looking for someone”) ou informar sobre a situação de alguém (“I have information about someone”) que esteja na área afetada.

Facebook Security Check

O Facebook Security Check possibilita que as pessoas marquem que estão em segurança na área do terremoto. A informação é compartilhada com toda a rede de amigos da pessoa. Também permite que as pessoas informem sobre a situação de outros amigos que estejam no Nepal.

A Microsoft, por meio do Skype, tornou gratuitas todas as ligações feitas do Nepal para qualquer outro país. As ligações realizadas diretamente para o país também não serão cobradas durante o período de dificuldades nas áreas afetadas.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

Geografia Visual ganha Prêmio Hipertexto 2015

por Adriano Liziero

O Prêmio busca destacar boas iniciativas do uso de tecnologias para a aprendizagem.

Notícias

A viagem na memória de um geógrafo

por Adriano Liziero

No dia do geógrafo, um livro inspirador de Aziz Ab-Saber: O que é ser geógrafo.

Notícias

73% dos professores propõem atividades com uso da internet no país

por Adriano Liziero

No entanto, a maioria dos alunos não tem acesso à senha da rede wi-fi da escola.