Como está a zona de exclusão de Fukushima 4 anos após o acidente nuclear?

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

31 de maio de 2016

Em março de 2011, o Japão teve parte do seu território devastado por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter seguido de uma tsunami que provocaram danos enormes na usina nuclear de Fukushima.

O fotógrafo polonês Arkadiusz Podniesinski resolveu viajar até a região e retratar a realidade do local após 4 anos do desastre.

A área contaminada por radiação se estende por cerca de 20 quilômetros em volta da usina, a chamada zona vermelha. Nessa área, aproximadamente 160 mil residentes foram obrigados a deixar os seus lares.

Nas imagens, vemos milhares de sacos repletos de solo contaminado, cenários que revelam o abandono da cidade e a vegetação reconquistando o lugar.

Em março de 2016, o acidente completou 5 anos.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

Qual o real poderio militar da Rússia?

por Adriano Liziero

O colapso da União Soviética reduziu o número de soldados e de território russos, mas deixou o país com muitas cartas na manga, especialmente com seu arsenal nuclear e número de tanques.

Fotografias

A plantação de canola no contexto dos biocombustíveis

por Adriano Liziero

O óleo extraído da semente dessa flor pode ser usado para consumo humano e produção de biodiesel.

Fotografias

Como os furacões se formam?

por Adriano Liziero

Furacão Florence (2018), visto da Estação Espacial Internacional.