No mundo todo, há mais de uma centena de territórios disputados por dois ou mais nações e/ou povos. O pessoal do Metrocosm mapeou todos eles e disponibilizou as informações num mapa interativo.
Pelas contas do Metrocosm, há 124 países (ou povos que reivindicam um Estado) envolvidos em alguma disputa territorial. Esse número é expressivo, especialmente se considerarmos o número de países existentes no mundo (o que também é um dado que envolve disputas): 193, segundo a ONU; 229, na conta do Banco Mundial.
O Brasil, vejam, também possui a sua disputa territorial. No caso, na fronteira Brasil-Uruguai, nas proximidades de Santana do Livramento (RS), onde há uma vila disputada entre os dois países. O jornal Zero Hora fez uma reportagem sobre esse território.
Para navegar pelo mapa e conhecer os territórios em disputa no mundo, clique na imagem abaixo.


 

Adriano Liziero
Blogueiro desde 1999 e hacker desde cedo, gosto de desmontar e descomplicar coisas. Voltei de Angola, onde vivi durante quatro anos, querendo ser piloto de avião e geógrafo. Estudei aviação e, mais tarde, ingressei na faculdade de Geografia da USP. Minha paixão por descomplicar coisas me levou também ao jornalismo. Há sete anos, trabalho fazendo games, vídeos e infográficos de geografia. Fundei o Geografia Visual para explicar o mundo de um jeito diferente e criativo.