O gráfico abaixo, produzido pela Mono/Volt Data Lab, mostra a taxa de comparecimento às urnas em relação à população com idade de voto nos EUA comparada às maiores democracias com voto obrigatório, em eleições gerais.
Não inclui eleição presidencial americana de 2016, quando Donald Trump foi eleito.
Nos países em que o voto é obrigatório, em geral, a taxa de comparecimento é maior que a dos EUA. No entanto, o gráfico não aponta quantos desses votos são nulos ou brancos, o que poderia apontar novas análises. Há, ainda, casos em que nem a obrigatoriedade fez com que boa parte da população não fosse às urnas.
Você é a favor do voto obrigatório? Acredita que a obrigatoriedade faz com que as pessoas participem mais ativamente da vida política? Deixe o seu comentário.

 

Adriano Liziero
Blogueiro desde 1999 e hacker desde cedo, gosto de desmontar e descomplicar coisas. Voltei de Angola, onde vivi durante quatro anos, querendo ser piloto de avião e geógrafo. Estudei aviação e, mais tarde, ingressei na faculdade de Geografia da USP. Minha paixão por descomplicar coisas me levou também ao jornalismo. Há sete anos, trabalho fazendo games, vídeos e infográficos de geografia. Fundei o Geografia Visual para explicar o mundo de um jeito diferente e criativo.