O Google Earth é um software cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de um mosaico de imagens de satélite.
Uma das muitas vantagens do programa é que ele pode ser usado como um simulador das diversas paisagens do mundo. Com essa ideia, o professor Kelton Reis, do canal Geografia Simples, criou um vídeo produzido a partir do Google Earth, onde a proposta é navegar pelo Rio Amazonas desde a nascente, no Peru, até a foz, no Brasil.
Ao longo dessa navegação virtual, Kelton elabora diversos mapas que facilitam a compreensão, apresenta pontos interessantes ao longo do curso do rio e complementa a explicação com dados e fotografias. Vale a pena conferir.

No canal Geografia Simples, há outros vídeos com a utilização do Google Earth, inclusive sobre outros rio brasileiros.

 

Adriano Liziero
Blogueiro desde 1999 e hacker desde cedo, gosto de desmontar e descomplicar coisas. Voltei de Angola, onde vivi durante quatro anos, querendo ser piloto de avião e geógrafo. Estudei aviação e, mais tarde, ingressei na faculdade de Geografia da USP. Minha paixão por descomplicar coisas me levou também ao jornalismo. Há sete anos, trabalho fazendo games, vídeos e infográficos de geografia. Fundei o Geografia Visual para explicar o mundo de um jeito diferente e criativo.