A Olimpíada Geo-Brasil OGB consta de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional em 2017 é constituída pela III Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e a I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT, que acontecerão de forma conjunta.
Alunos selecionados por meio da OGB e OBCT poderão compor as equipes internacionais respectivamente para International Geoghraphy Olympiad – iGeoInternational Earth Science Olympiad – IESO.
Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.
Todos os estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, podem participar da seleção nacional da OGB. A idade máxima dos estudantes participantes é de 18 anos completos até dia 30 de Junho 2017.
A Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva (duas fases online e 1 presencial) e a Cooperativa (Pesquisa Local), que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como: sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa.
Não é obrigatória a participação nas duas partes, sendo possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte Cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte Competitiva.
A fase nacional da Olimpíada Geo-Brasil abriga questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física).

 

Acesse o site da III Olimpíada Brasileira de Geografia.