Os terremotos e a ilusão de terra firme

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

30 de janeiro de 2012

Porto Príncipe, capital do Haiti, após terremoto que devastou diversas localidades do país.

A Terra é um planeta dinâmico. Os primeiros continentes foram formados há mais de quatro bilhões de anos, com aparência e dimensões bem diferentes das que conhecemos hoje. Se a idade da Terra (4,56 bilhões de anos) fosse reduzida ao tempo de apenas um ano, os primeiros membros da nossa espécie surgiriam somente às sete horas e doze minutos da noite do dia trinta e um de dezembro.

Na escala do tempo geológico do planeta, a sensação que temos de terra firme não passa de mera aparência. Os terremotos são uma das evidências dessa dinâmica planetária. Metade da população mundial mora em áreas sujeitas a terremotos.

A maior parte desses tremores não causa danos materiais, embora seja, muitas vezes, percebida pelas pessoas. No mundo, o chão balança levemente cerca de cinquenta mil vezes por ano. Anualmente, cerca de oito mil terremotos possuem maior intensidade e podem causar estragos nos vidros de casa. Esses tremores têm entre 4 e 4,9 graus na escala Richter.

Os tremores que provocam danos em construções, como rachaduras nas paredes, ocorrem cerca de 1.500 vezes por ano, em diversas partes do planeta. A sua intensidade varia entre 5 e 5,9 graus na escala Richter.

Os tremores com mais de 6 graus na escala Richter possuem grande poder de destruição. Eles ocorrem aproximadamente 170 vezes por ano e, quanto mais intensos, vitimam um número maior de pessoas e destroem construções.

Os terremotos mais fortes do mundo, superiores a 8 graus na escala Richter, acontecem, em média, uma vez a cada oito meses.

O vídeo abaixo mostra os efeitos de um terremoto de 6,3 graus, ocorrido em 2011, no interior de um supermercado, na Nova Zelândia. Esse foi o evento natural que mais deixou mortos no país em 80 anos.

Entenda os efeitos causados por um terremoto, com base na escala Richter, no simulador produzido pelo R7. Essa escala de medição é logarítmica, sendo que a cada um grau, a amplitude sísmica é dez vezes maior.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Vídeos

Vídeo colorido mostra Berlim após a 2ª Guerra Mundial

por Adriano Liziero

Uma coletânea de vídeos coloridos mostra o cotidiano de Berlim em 1945, dias depois do fim da 2ª Guerra Mundial.

Vídeos Vídeos do Geografia Visual

Crise de refugiados | Geo Curtas

por Adriano Liziero

O mundo vive a pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.