Oficina Educação na Cultura Digital

A oficina é uma iniciativa do Geografia Visual para compartilhar com professores e estudantes as experiências desenvolvidas em Design Educacional, Design Thinking, edição de conteúdos didáticos digitais, Recursos Educacionais Abertos e cultura hacker na educação.

Público alvo

Professores da educação básica de todas as disciplinas, estudantes de licenciatura, secretarias de educação, ONGs de todo o Brasil.

Local de realização

A oficina possui uma parte expositiva, realizada online durante duas semanas, além de atividades práticas, realizadas presencialmente, com duração de cinco horas.

Objetivo geral

Criar práticas pedagógicas capazes de aproveitar as novas possibilidades que a cultura digital oferece ao processo de ensino-aprendizagem na educação básica.

Tópicos abordados e objetivos de aprendizagem

Educação na cibercultura

  • Examinar as transformações sociais ocorridas nas últimas décadas em virtude dos avanços tecnológicos.
  • Detectar as formas como as novas tecnologias da informação têm revolucionado a relação da sociedade com a informação e com o conhecimento.
  • Analisar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as diferentes formas de linguagem das mídias, considerando as múltiplas formas de representação e comunicação que as novas tecnologias possibilitam.

Nova ecologia da aprendizagem

  • Identificar a nova ecologia da aprendizagem, com foco na utilização de novas interfaces e ambientes  digitais que possibilitam a interação com o conteúdo didático.
  • Diferenciar a potencialidade de cada interface digital para o desenvolvimento de competências.
  • Comparar interfaces, conteúdos e ambientes de acordo com as suas funções no contexto da aprendizagem integrada em mídia avançada.
  • Justificar a utilização das mídias digitais de acordo com os objetivos de aprendizagem almejados.

Cultura hacker e educação

  • Apresentar a cultura hacker na perspectiva da produção de conteúdos abertos e livres.
  • Elaborar conteúdos personalizáveis e customizáveis, de código aberto, utilizando recursos gratuitos disponíveis na internet.

Ensino híbrido: online + offline

  • Reelaborar metodologias educativas, utilizando as potencialidades das novas tecnologias digitais de forma a combinar o ensino off-line e online.
  • Estruturar planos de aula sob a perspectiva do ensino híbrido, com diferentes arranjos.
  • Avaliar a aprendizagem integrada e incorporada no modelo do ensino híbrido.

Design thinking: uma proposta para encontros futuros

  • Apresentar o design thinking como abordagem para encontrar soluções criativas para o desafio de unir a educação com as novas tecnologias na sala de aula.

Formato e duração

A oficina é oferecida em duas etapas complementares. A primeira fase é online, com duração de duas semanas, onde são desenvolvidas atividades expositivas e exercícios.

A segunda fase, presencial, ocorre na semana posterior à etapa online, e tem duração de cinco horas.

Duração total da oficina: 30 horas

Vagas

O número máximo de participantes é de 30 pessoas. Não há número mínimo.

Facilitador

Adriano Rangel Liziero de Barros é geógrafo (USP), professor de Geografia e mestrando em Ecologia, com pesquisa desenvolvida em sustentabilidade portuária na Unifesp.

Designer educacional e formador em Design Thinking, é Editor de conteúdo didático digital na Editora Moderna.

Desenvolve games, infográficos e outros tipos de objetos educacionais digitais para diversas editoras, com trabalhos na Pearson, Abril, FTD, Oxford University Press, Editora do Brasil e Escala Educacional.

É hacker atuante em educação e mantém o site Geografia Visual, mapeado nos Recursos Educacionais Abertos (REA) do Brasil, com mais de 20.000 leitores.

Agendamento

Deseja agendar ou tirar dúvidas? Entre em contato:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, atendemos no telefone (11) 96294-9400.

Comentários ou perguntas são bem-vindos.

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