Só quem conhece muito sobre a Mata Atlântica vai acertar 7 destas 10 perguntas

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

26 de agosto de 2018

Que tal testar os seus conhecimentos sobre um dos biomas mais biodiversos do mundo? Responda as 10 perguntas abaixo e veja o seu resultado final.

Gosta do Geografia Visual?

Nossos posts são feitos à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

O mapa abaixo mostra a área original de dois importantes biomas brasileiros. A proporção do território brasileiro ocupada pela Mata Atlântica era de:

A Mata Atlântica é uma das 25 áreas de maior biodiversidade do mundo. Quantos % das espécies terrestres vivem neste bioma?

A despeito da sua biodiversidade, este bioma vem sendo devastado desde a chegada dos colonizadores. Atualmente, a Mata Atlântica está reduzida a qual proporção de sua extensão original?

Atualmente, a Mata Atlântica abriga 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes. Nos últimos 400 anos, qual é o número estimado de espécies que, assim como o Gritador-do-nordeste, foram extintas?

Com qual destes biomas a Mata Atlântica faz limite?

Qual ecossistema da Mata Atlântica está representado na imagem?

Dentre os estratos da Mata Atlântica, em qual deles a vida é mais intensa?

70% destas formações vegetais são endêmicas da Mata Atlântica. Elas são as:

A maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil está na região do:

As extensas planícies sedimentares que, em consequência das transgressões e regressões marinhas, formaram cordões litorâneos arenosos formam um dos ecossistemas da Mata Atlântica de nome:

Gostou desse conteúdo?

Esse post foi criado à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !
Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Fotografias

O Brasil tem montanhas?

por Adriano Liziero

6 imagens que ajudam a responder essa antiga dúvida geográfica.