Jogo ataca funcionamento do McDonald´s

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

2 de fevereiro de 2015

“O McDonald’s não é uma rede de fast food, mas sim uma marca, um estilo de vida, um símbolo da superioridade da cultura americana.” Essa é a definição presente no jogo do McDonald´s, uma paródia do funcionamento dessa corporação disseminada em 120 países.

O objetivo do jogo é criticar a forma como o McDonald´s explora os seus consumidores e o meio ambiente. O jogador passa por todo o ciclo de vida dos sanduíches, desde as fazendas até o comércio nas lojas.

No tutorial, o jogo dá algumas dicas de como fazer o negócio do McDonald´s crescer. Na plantação de soja, você pode aumentar a produtividade usando sementes transgênicas.

Na granja, o jogador aprende que todo bom consumidor quer um hambúrguer gorduroso, o que justifica a engorda dos bois com uma ração especial. “Você pode encher os bois de hormônios para fazê-los engordar mais rápido. Isso pode trazer alguns riscos à saúde dos consumidores, mas quem liga?”

No restaurante, as pessoas vivem com pressa e querem comer rápido. Restaurantes fast food são os templos de nossa época, e tudo deve ser eficiente e funcionar direito. Evite filas suprindo a demanda por hamburgers e mantendo os funcionários motivados.

Jogue online

Para jogar em tela cheia, clique aqui.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Jogos e simuladores

Faça o teste e veja se você sobreviveria a essa situação

por Adriano Liziero

Pode soar estranho que um teste de sobrevivência tenha alguma relação com a Geografia.

Jogos e simuladores

Simule o raio de destruição de uma bomba nuclear

por Adriano Liziero

Calcule o estrago que uma bomba atômica faria em sua cidade

Jogos e simuladores

Game simula a vida de agricultores na África

por Adriano Liziero

Objetivo do jogo é abrir os olhos das pessoas para os problemas enfrentados pelos países pobres, ainda que os jogadores vivenciem um cenário inofensivo de ficção.