Guia visual sobre o desperdício de alimentos

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de outubro de 2016

A cada ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, cerca de 1/3 da produção mundial, é desperdiçado, incluindo cerca de 45% de todas as frutas e legumes, 35% dos peixes e frutos do mar, 30% dos cereais, 20% dos produtos lácteos e 20% da carne.

Reduzir o desperdício de alimentos aliviaria a carga sobre os recursos naturais enquanto o mundo tenta atender à demanda futura.

Nos países em desenvolvimento há um alto nível do que chamamos “perda de alimentos”, que é o desperdício não intencional, muitas vezes causado pela falta de equipamentos, transportes e infraestrutura adequados.

Nos países ricos, há baixos níveis de perdas não intencionais, mas altos níveis de “desperdício de alimentos”, que se referem ao alimento jogado fora pelos consumidores porque compraram demais, ou pelos varejistas que rejeitam alimentos porque não se encaixam nas suas exigências quanto ao padrão estético.

O Brasil é considerado um dos dez países que mais desperdiçam alimentos em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita.

Como podemos reduzir o desperdício de alimentos?

Recurso educacional elaborado com conteúdos da ONU e do Instituto Akatu.

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Infográficos

Brasil: a terra da mandioca

por Curadoria de conteúdos

Mandioca, aipim ou macaxeira – a planta que traduz a diversidade brasileira.

Vídeos

Documentário retrata luta de índios contra hidrelétrica na Amazônia; assista

por Adriano Liziero

Governo federal brasileiro prevê a construção de até cinco usinas no Rio Tapajós, onde vivem dezenas de comunidades indígenas.

Vídeos

A realidade que a Coreia do Norte quer esconder de você

por Adriano Liziero

Documentário expõe a farsa da propaganda norte-coreana que enaltece o seu regime opressor.