Aplicativo do IBGE mostra os nomes mais populares do Brasil; pesquise o seu

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

28 de Abril de 2016

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou uma ferramenta que permite aos usuários pesquisarem o quão popular é o nome de uma pessoa. O Projeto Nomes do Brasil é um banco de dados com mais de 130 mil nomes diferentes e usou como base o Censo de 2010, que contabilizou 200 milhões de brasileiros.

Além da ferramenta, é possível verificar quais são os nomes mais populares no país. De acordo com os dados do IBGE, o Brasil possui 11.734.129 Marias registradas. Outros nomes que estão no topo da lista são José, com 5.754.529 pessoas, e Ana, com 3.089.858 pessoas. Confira a lista dos 10 nomes mais populares.

Também é possível ver qual é o nome popular do país por década. Em todas, Maria segue no topo. Porém, é possível ver mudanças nos padrões de nomes ao passar dos anos. Antes de 1930, Manoel, Francisca e Antonia eram nomes populares. Na década de 1970,  Adriana e Marcelo começaram a aparecer nas listas. Em 1990, Jéssica, Felipe e Gabriel se tornaram populares. Já em 2000, Vitória e Mateus começaram a figurar.

Dois detalhes da pesquisa: nomes com menos de 20 ocorrências no Brasil não foram computados e o IBGE não levou em conta acentos e sinais como o “~” na hora de listar os nomes. Ou seja, Antônio e Antonio foram contabilizados como Antonio.

Pesquise o seu nome no site Nomes do Brasil

O aplicativo Nomes no Brasil também está disponível gratuitamente para Android pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ionicframework.nomes423854 e em breve estará disponível para IOS.

Com informações de EBC e IBGE.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Mapas e gráficos

Mapa interativo mostra distribuição dos imigrantes nos EUA

por Adriano Liziero

É possível visualizar a distribuição de imigrantes pelo território dos EUA, por continente e país de origem, desde 1880.

Mapas e gráficos

Como se diz “e ai, cara?” na América Latina

por Curadoria de conteúdos

Mapa mostra como as pessoas se cumprimentam em outros países.

Mapas e gráficos

Mapa destaca a Dorsal Meso-Atlântica

por Curadoria de conteúdos

Este belo mapa mostra o fundo do Oceano Atlântico, em que se vê muito bem a Dorsal Meso-Atlântica – cuja origem se dá pelo afastamento das placas tectônicas.