Google Earth mostra as terras indígenas brasileiras direto no navegador
O Google Earth, em parceria com a Funai e com o Instituto Socioambiental (ISA), identifica, desde 2017, as terras indígenas do Brasil. E tem mais: se você usa o Chrome, não precisa nem instalar o Earth, pois a plataforma funciona direto no navegador.
O Brasil possui 704 terras indígenas, que abrangem 13% do território brasileiro. A inclusão desses espaços em uma das principais bases de mapas digitais do mundo é um reconhecimento da importância das terras indígenas, que ainda hoje sofrem diversas ameaças.
As imagens de satélite do Earth mostram que as terras indígenas são espécies de ilhas de proteção das florestas, pois as áreas ao redor delas sofrem com o desmatamento.
Um dos exemplos é a terra indígena Sete de Setembro, entre Rondônia e o Mato Grosso, onde vivem 1.300 índios da etnia Suruí. Veja na ferramenta de Timelapse abaixo como os indígenas têm um papel decisivo para a preservação da floresta.
No Google Earth é possível procurar as terras indígenas na ferramenta de busca, digitando a etnia ou o nome do território — por exemplo, os Kayapó são um povo que vive em distintas terras demarcadas, entre elas a Trincheira Bacajá e a Badjônkôre, ambas no Pará.
Outra forma de navegar pelas terras indígenas brasileiras pelo Google Earth é por meio da história criada especialmente para esse fim, onde são mostrados, além do mapa digital, um texto com as informações sobre a terra indígena visualizada.