4 canais de Geografia que você precisa conhecer

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de fevereiro de 2018

Uma das coisas mais incríveis do Youtube é a possibilidade de encontrar conhecimento gratuito e livre em diversas áreas. A nossa Geografia, claro, não poderia ficar de fora dessa reunião de professores que desejam compartilhar conteúdos educacionais de alta qualidade.

É comum ouvir que a Geografia carece de canais inovadores no Youtube. Há sim muitas vídeo-aulas (o que é muito positivo), mas outros formatos de vídeo ainda não são tão comuns na divulgação da nossa ciência geográfica.

Abaixo, fiz uma lista dos canais de Geografia que eu mais acompanho e recomendo (além, claro, do nosso canal).

Terra Negra

Imagine ter aulas em campo por vídeo, com os professores vivenciando os conceitos geográficos in loco. Esse é o espírito do Terra Negra, canal feito por um coletivo de professores muito feras! As imagens captadas pela própria equipe são incríveis e incluem até voos com drone.

Acesse o canal aqui e a playlist do Blablalogia aqui.

Mundo Geográfico

Um canal com vídeo-aulas que se difere dos demais por conta da qualidade de edição e, principalmente, pela didática do professor Léo Miranda. Com uma linguagem mais jovem, o canal tem vídeos das viagens do professor, além de game play de jogos geográficos.

Acesse o canal aqui.

Mas Afinal

Os vídeos do professor Renan Freitas tem tudo a ver com a linguagem dos Vlogs, tão famosa no Youtube. Em uma espécie de conversa informal, mas sem deixar de lado o cuidado com o conteúdo, Renan aborda diversos temas da Geografia de um jeito leve e descontraído.

Acesse o canal aqui .

Geografia Visual

Depois de sete anos com o site no ar, o Geografia Visual está no Youtube com a ideia de produzir vídeos mais dinâmicos, explorando toda a potencialidade do audiovisual no ensino. A proposta é apresentar imagens marcantes, que ajudam a entender os conceitos geográficos com a utilização do pensamento visual.

Acesse o canal aqui. Clique no botão abaixo para assinar o canal.

É claro que conheço outros canais muito bons, mas nesse post quis trazer os mais atualizados, além de apresentar o nosso novo canal.

Conhece algum canal de Geografia interessante? Deixe aqui sua sugestão nos comentários, conte um pouco sobre a proposta e ajude a aumentar essa lista geográfica.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

73% dos professores propõem atividades com uso da internet no país

por Adriano Liziero

No entanto, a maioria dos alunos não tem acesso à senha da rede wi-fi da escola.

Notícias

5 dicas para deixar a aula tão legal quanto um game

por Curadoria de conteúdos

Confira estratégias para fazer com que atividades de sala de aula se tornem estimulantes e até viciantes.

Notícias

Novas tecnologias na educação

por Adriano Liziero

De que forma as novas tecnologias podem ser utilizadas de maneira proveitosa na sala de aula?