4 canais de Geografia que você precisa conhecer

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de fevereiro de 2018

Uma das coisas mais incríveis do Youtube é a possibilidade de encontrar conhecimento gratuito e livre em diversas áreas. A nossa Geografia, claro, não poderia ficar de fora dessa reunião de professores que desejam compartilhar conteúdos educacionais de alta qualidade.

É comum ouvir que a Geografia carece de canais inovadores no Youtube. Há sim muitas vídeo-aulas (o que é muito positivo), mas outros formatos de vídeo ainda não são tão comuns na divulgação da nossa ciência geográfica.

Abaixo, fiz uma lista dos canais de Geografia que eu mais acompanho e recomendo (além, claro, do nosso canal).

Terra Negra

Imagine ter aulas em campo por vídeo, com os professores vivenciando os conceitos geográficos in loco. Esse é o espírito do Terra Negra, canal feito por um coletivo de professores muito feras! As imagens captadas pela própria equipe são incríveis e incluem até voos com drone.

Acesse o canal aqui e a playlist do Blablalogia aqui.

Mundo Geográfico

Um canal com vídeo-aulas que se difere dos demais por conta da qualidade de edição e, principalmente, pela didática do professor Léo Miranda. Com uma linguagem mais jovem, o canal tem vídeos das viagens do professor, além de game play de jogos geográficos.

Acesse o canal aqui.

Mas Afinal

Os vídeos do professor Renan Freitas tem tudo a ver com a linguagem dos Vlogs, tão famosa no Youtube. Em uma espécie de conversa informal, mas sem deixar de lado o cuidado com o conteúdo, Renan aborda diversos temas da Geografia de um jeito leve e descontraído.

Acesse o canal aqui .

Geografia Visual

Depois de sete anos com o site no ar, o Geografia Visual está no Youtube com a ideia de produzir vídeos mais dinâmicos, explorando toda a potencialidade do audiovisual no ensino. A proposta é apresentar imagens marcantes, que ajudam a entender os conceitos geográficos com a utilização do pensamento visual.

Acesse o canal aqui. Clique no botão abaixo para assinar o canal.

É claro que conheço outros canais muito bons, mas nesse post quis trazer os mais atualizados, além de apresentar o nosso novo canal.

Conhece algum canal de Geografia interessante? Deixe aqui sua sugestão nos comentários, conte um pouco sobre a proposta e ajude a aumentar essa lista geográfica.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

Qualquer lugar pode ser um escritório

por Adriano Liziero

O verdadeiro coworking está nas ruas, nos bosques, nas praças.

Notícias

Livro didático digital ainda não chegou aos estudantes

por Curadoria de conteúdos

Apesar de estarmos vivendo num mundo cada vez mais digital, os avanços no campo pedagógico ainda são pequenos no Brasil.

Notícias

Slides: curadoria de conhecimento e cultura hacker

por Adriano Liziero

Slides da palestra realizada na Bett Brasil Educar 2015.