4 vantagens de ser blogueiro de educação

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

7 de outubro de 2016

Cresce cada vez mais a utilização de blogs nas mais diversas áreas, inclusive na educação. Mesmo com a popularização das redes sociais, os blogs são uma fonte importante de informação e conhecimento para internautas de diversos países.

O Brasil é o 4º país do mundo em número de blogueiros, só perdendo para Estados Unidos, Reino Unido e Japão. Os blogs tomaram tal proporção que têm abalado as rotinas produtivas dos meios de comunicação de massa, não raro publicando conteúdos em primeira mão.

O uso mais óbvio de um blog educacional é o de depósito de conteúdos selecionados na internet. No entanto, existem muitas outras possibilidades para explorar o blog como recurso educacional.

Abaixo, apresento 4 vantagens de ter um blog de educação:

1. Você pode ser uma referência na sua área de atuação

Ao superar a simples seleção de materiais e adotar uma postura de curador de conteúdos, você pode oferecer toda a sua experiência na recomendação e avaliação de bons recursos educacionais. É possível também ser autor de novos materiais didáticos, contribuindo para disponibilizar o conhecimento em rede.

2. O seu blog pode ser um baú de novas ideias

Ao iniciar um novo projeto ou planejar uma aula, você pode sempre recorrer ao seu blog, recuperando conteúdos que produziu em outros momentos. Escrever para um blog é uma forma de amadurecer ideias, uma vez que é possível receber comentários e insights valiosos dos leitores.

3. Você pode criar ambientes de simulação e debate online

Essa é uma das maneiras mais efetivas de utilizar o blog como estratégia pedagógica, explorando sua potencialidade de integração e comunicação. O professor pode convidar seus alunos para que resolvam problemas, ampliando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

4. Você pode usar o blog como um portfólio digital

Os seus projetos estarão publicados e organizados no seu blog, dando maior visibilidade aos trabalhos que desenvolve. Isso é especialmente vantajoso para jovens profissionais em início de carreira, pois é uma forma de evidenciar projetos realizados de forma autônoma.

Aprenda na prática a produzir conteúdos educacionais na blogosfera

Para incentivar o compartilhamento de conteúdos educacionais na internet, de todas as áreas do conhecimento, o Geografia Visual, um dos blogs educacionais mais premiados do Brasil, lançou um curso focado em boas práticas para a produção de conteúdos didáticos em blogs.

O curso não se limita a ensinar funcionalidades das plataformas de blog. Durante as oito semanas de duração, os alunos usam o Design Thinking para definir a linha editorial do seu blog, aprendem as especificidades da escrita e arquitetura de conteúdos nas novas mídias, conhecem as diferentes formas de licenciamento e, sobretudo, praticam a criação de conteúdos educacionais inovadores.

O curso, que tem início em 27/03/17,  é ministrado por Adriano Liziero, editor de conteúdo didático em novas mídias na Editora Moderna e produtor de conteúdo no blog Geografia Visual. Todos os participantes recebem certificado.

As inscrições estão abertas até o dia 26/03.

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

73% dos professores propõem atividades com uso da internet no país

por Adriano Liziero

No entanto, a maioria dos alunos não tem acesso à senha da rede wi-fi da escola.

Notícias

Qualquer lugar pode ser um escritório

por Adriano Liziero

O verdadeiro coworking está nas ruas, nos bosques, nas praças.

Notícias

6 iniciativas de educação no maior evento de internet do mundo

por Adriano Liziero

Uma seleção especial de temas discutidos na Campus Party que podem servir de inspiração para educadores e editores de conteúdo digital.