A escola que os jovens querem

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

26 de setembro de 2016

A MOVA e o Porvir realizaram uma pesquisa com 132 mil adolescentes de todas as regiões do Brasil, de diferentes realidades sociais, com o objetivo de entender o que os jovens têm a dizer sobre a escola.

O vídeo abaixo mostra o depoimento de cinco desses jovens. Apesar da pequena amostra, os jovens mostram que a mudança na escola deve acontecer de maneira horizontal, com escuta, diálogo.

Esse movimento é bastante significativo no momento em que o governo federal decidiu reformar o ensino médio por meio de uma medida provisória, sem qualquer diálogo consistente com alunos, professores e comunidade.

Você pode conhecer os resultados da pesquisa e até mesmo aplicar o mesmo questionário com os jovens da sua escola. É na escola, não em um gabinete, que a educação de fato será transformada positivamente.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Notícias

Conheça o Flash, software utilizado para criar objetos de aprendizagem interativos

por Curadoria de conteúdos

Conheça uma das tecnologias mais utilizadas para criar objetos de aprendizagem interativos, como games e infográficos.

Notícias

Entenda como fica a geografia na reforma do ensino médio

por Adriano Liziero

Conteúdo obrigatório básico deve ter metade da carga horária total do ensino médio.

Notícias

Geografia não será disciplina na base do ensino médio

por Curadoria de conteúdos

Documento do MEC detalha apenas Português e Matemática.