Converse e aprenda geografia e muito mais com um robô no Facebook

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

16 de Fevereiro de 2017

E se você pudesse estudar geografia e todas as outras disciplinas cobradas no Enem diretamente nos aplicativos de chat, como o Messenger e o Whatsapp? É exatamente essa a proposta do Mr Enem, um chatbot que interage de forma bem humorada com você enquanto te desafia com questões de vestibular.

Os chatbots são assistentes conversacionais que utilizam a inteligência artificial e se aperfeiçoam constantemente com as conversas e interações, interpretando seus erros e fazendo sugestões.

Ainda em fase inicial, os chatbots já representam um grande avanço sobre os aplicativos tradicionais. Eles dispensam downloads e instalações e no Facebook, nem mesmo cadastro é necessário.

“A repercussão foi muito boa e a ferramenta se popularizou muito rápido”, diz Bruno Nunes, 24, desenvolvedor de sistemas e um dos sócios da Ullo, empresa brasileira que desenvolve o Mr Enem. Até o dia da prova, em 2016, o robô teve trabalho intenso para enviar mais de 1,5 milhão de mensagens e 150 mil questões de provas anteriores para cerca de 10 mil usuários.

No começo, conversar com um robô pode ser estranho, pois a variedade de assuntos que eles falam é pequena. Mas, mesmo assim, resolver as questões conversando com o robô gera mais engajamento que fazer o mesmo pelo livro de papel. O robô fala coisas como ‘Você consegue’, ‘Não erre na próxima’, ‘Não vale chutar’, além de apresentar o seu desempenho e dar feedbacks bem humorados.

Quer conversar com o Mr Enem e testar os seus conhecimentos? Clique aqui e boa sorte 🙂

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Notícias

Novas tecnologias na educação

por Adriano Liziero

De que forma as novas tecnologias podem ser utilizadas de maneira proveitosa na sala de aula?

Notícias

Geografia não será disciplina na base do ensino médio

por Curadoria de conteúdos

Documento do MEC detalha apenas Português e Matemática.

Notícias

Conheça o Flash, software utilizado para criar objetos de aprendizagem interativos

por Curadoria de conteúdos

Conheça uma das tecnologias mais utilizadas para criar objetos de aprendizagem interativos, como games e infográficos.