Faça parte da plataforma que reunirá objetos digitais com licença aberta

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

2 de março de 2017

Que tal ter acesso a uma plataforma de busca de objetos digitais em diferentes mídias mas que são de fato REA? Mas, afinal, o que são os REA?

REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, disponíveis em qualquer suporte ou mídia, preferencialmente em plataformas ou formatos livres (software livre), que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira flexível, permitindo que sejam utilizados, distribuídos ou adaptados por terceiros.

Dito de outra forma, são materiais que permitem o uso, reuso, e adaptação. Já é possível encontrar REA na internet pelas buscas avançadas do Google ou Flicker por exemplo. Mas ainda não existe uma plataforma que os classifique por áreas do conhecimento, disciplina, nível escolar nem que facilite o entendimento dos tipos de licenças.

No médio/longo prazo, o REliA vai se tornar também um espaço para publicação de REA elaborado por educadores, alunos e quem mais quiser contribuir com a ideia! A curadoria vai ser feita de forma coletiva! Nossa inspiração é o OER Commons, referência mundial em biblioteca digital de REA.

Quer fazer parte e ter seu nome na lista de apoiadores dessa iniciativa?

Saiba mais aqui no Catarse!

 

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia na USP influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Notícias

Redes sociais mapeiam desaparecidos após terremoto no Nepal

por Adriano Rangel Liziero

Para ajudar familiares e amigos a localizar pessoas nas áreas afetadas pelo tremor, Google, Facebook e Microsoft desenvolveram recursos e ações em suas redes sociais.

Notícias

A viagem na memória de um geógrafo

por Adriano Rangel Liziero

No dia do geógrafo, um livro inspirador de Aziz Ab-Saber: O que é ser geógrafo.

Notícias

Documentário do Google ensina a criar conteúdo para celular

por Adriano Rangel Liziero

O Mobile tem transformado não só a vidas das pessoas, mas também mercados e indústrias inteiras.