Inscrições abertas para a III Olimpíada Brasileira de Geografia

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

12 de junho de 2017

A Olimpíada Geo-Brasil OGB consta de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional em 2017 é constituída pela III Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e a I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT, que acontecerão de forma conjunta.

Alunos selecionados por meio da OGB e OBCT poderão compor as equipes internacionais respectivamente para International Geoghraphy Olympiad – iGeoInternational Earth Science Olympiad – IESO.

Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.

Todos os estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, podem participar da seleção nacional da OGB. A idade máxima dos estudantes participantes é de 18 anos completos até dia 30 de Junho 2017.

A Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva (duas fases online e 1 presencial) e a Cooperativa (Pesquisa Local), que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como: sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa.

Não é obrigatória a participação nas duas partes, sendo possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte Cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte Competitiva.

A fase nacional da Olimpíada Geo-Brasil abriga questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física).

 

Acesse o site da III Olimpíada Brasileira de Geografia.

 

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

Garimpamos a internet em busca de conteúdos geográficos, selecionamos os melhores recursos educacionais e os indicamos aqui no Geografia Visual.

Você também pode gostar

Notícias

Geografia Visual ganha Prêmio Hipertexto 2015

por Adriano Liziero

O Prêmio busca destacar boas iniciativas do uso de tecnologias para a aprendizagem.

Notícias

Livro didático digital ainda não chegou aos estudantes

por Curadoria de conteúdos

Apesar de estarmos vivendo num mundo cada vez mais digital, os avanços no campo pedagógico ainda são pequenos no Brasil.

Notícias

6 iniciativas de educação no maior evento de internet do mundo

por Adriano Liziero

Uma seleção especial de temas discutidos na Campus Party que podem servir de inspiração para educadores e editores de conteúdo digital.