Novas tecnologias, novas possibilidades de avaliação da aprendizagem

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

1 de outubro de 2014

As novas tecnologias têm revolucionado a relação da sociedade com a informação e o conhecimento. A cibercultura traz consigo uma nova ecologia da aprendizagem, com a busca do saber por meio de redes descentralizadas, escrita e leitura multilineares e multi-sequenciais e informação multimodal.

Com isso, os novos recursos digitais não inovam apenas a infra-estrutura, mas especialmente a forma como ensinamos e aprendemos, uma vez que modificam a maneira como nos relacionamos com o mundo.

Dentre as novas possibilidades proporcionadas pelas interfaces virtuais na educação estão as formas de avaliação da aprendizagem. A utilização de plataformas digitais permite individualizar o ensino, uma vez que torna possível o cruzamento veloz de informações sobre cada aprendiz.

A utilização de poderosos bancos de dados suporta análises mais precisas sobre o desempenho e as necessidades de desenvolvimento de cada estudante. A customização, uma marca da cibercultura, está presente também na educação.

A nova ecologia da aprendizagem online conta com interfaces que possibilitam uma alta interatividade, como o chat, o wiki e o fórum. Esses recursos facilitam a avaliação processual, pois são interfaces voltadas à produção coletiva, sendo indispensável o papel do professor como orientador durante todo o desenvolvimento da atividade.

Tomamos como estudo de caso o wiki, que, por definição, é a criação colaborativa de páginas web com temas específicos. As redes sociais, que configuram a segunda geração da internet, podem ser excelentes espaços para a avaliação processual, pois encorajam os estudantes e se expressarem em rede descentralizada e, com isso, construir o conhecimento ao mesmo tempo em que aprendem um novo conteúdo.

No wiki, o professor pode solicitar que os alunos, em grupos, criem páginas com a definição dos conceitos que estão aprendendo durante um determinado curso. O erro faz parte do processo e pode ser corrigido pelos pares, sempre com a orientação do professor. Nesse caso, o erro não é penalizado, como ocorre na avaliação somativa, mas é entendido como algo inerente ao processo de aprendizagem.

Os ambientes virtuais de aprendizagem e os sistemas de gerenciamento da aprendizagem, dotados de novas interfaces e bancos de dados, justificam a presença das novas tecnologias na educação, uma vez que podem ser utilizados como recursos inovadores no ensino e na aprendizagem, o que inclui a desafiadora função de avaliar.

Afinal, são os usos que justificam as novas tecnologias na educação, e não simplesmente o fato dessas tecnologias existirem.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

Novas tecnologias na educação

por Adriano Liziero

De que forma as novas tecnologias podem ser utilizadas de maneira proveitosa na sala de aula?

Notícias

7 sites de explicação visual que vão te inspirar

por Adriano Liziero

Conheça as referências que utilizo no Geografia Visual

Notícias

Foi na África, ainda criança, que escolhi ser geógrafo

por Adriano Liziero

No dia do geógrafo, um relato pessoal da escolha da minha profissão.