Conheça o Flash, software utilizado para criar objetos de aprendizagem interativos

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

24 de outubro de 2011

Interface da última versão do software Flash, a CS5. Ilustração de Humberto Kehdy

Muitas pessoas já ouviram falar em “animações em Flash”, “jogos em Flash”, mas não têm ideia do que é essa tecnologia, que criou muitas possibilidades de interação na web.

O Flash é uma plataforma multimídia utilizada para adicionar animação, vídeo, interatividade, imagem estática, texto, foto, anúncio, jogo e, recentemente, se tornou também uma ferramenta para Aplicações de Internet Rica (“RIAs”).

O Flash foi desenvolvido por Jonathan Gay, na década de 1990, nos Estados Unidos. Este programa se originou a partir de seus antecessores: primeiro o “SmartSketch”, que criava desenhos vetoriais e logo depois o “Future Splash Animator”, que criava movimentos desses objetos vetorizados para a web.

A primeira versão do Flash surgiu em 1996, quando a empresa FutureWave, até então dona do “Future Splash Animator”, se uniu à Macromedia. Essa fusão resultou na primeira versão do programa “Flash 1.0″. Em 2005, a Adobe Systems compra a Macromedia e o programa passa a se chamar “Adobe Flash”.

Estima-se que 95% dos internautas tenham o plug-in do Flash instalado em seus computadores*. Ou seja, atualmente o Flash é indispensável para quem produz e quem consome esse tipo de conteúdo. O interessante é que todo esse conteúdo pode ser exibido em vários sistemas de computadores, celulares, smartphones, tablets, televisores e outros dispositivos eletrônicos.

No Brasil, não é diferente. O Flash é muito usado na produção de material para publicidade e entretenimento e, mais recentemente, na produção de material de ensino. Isso porque, com essa nova tecnologia, é possível produzir um material bem mais atrativo, dinâmico e que interage mais com os alunos, facilitando, assim, o aprendizado.

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

Garimpamos a internet em busca de conteúdos geográficos, selecionamos os melhores recursos educacionais e os indicamos aqui no Geografia Visual.

Você também pode gostar

Notícias

Geoblogueiros conversam no Youtube; assista

por Adriano Liziero

Bate papo com os blogueiros das maiores páginas de Geografia do Facebook.

Notícias

7 sites de explicação visual que vão te inspirar

por Adriano Liziero

Conheça as referências que utilizo no Geografia Visual

Notícias

Geografia Visual lança canal no Youtube

por Curadoria de conteúdos

Canal terá vídeos explicativos, podcast e série documental.