As cidades ilustradas de Aldo Crusher

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

26 de julho de 2017

Desenhar diversas cidade do mundo, captando a sua essência e os seus ícones é um bom exercício de percepção da paisagem.

As ilustrações do designer Aldo Cruher, apelidadas de “Cosmópolis”, sintetizam de maneira gráfica diversas cidades ao redor do mundo.

Cada cidade é retratada para além das formas que caracterizam a paisagem, com cores e traços que remetem à cultura e aos elementos peculiares de cada espaço geográfico – que inclui não apenas as formas, mas também os conteúdos, a geografização das relações sociais.

Ao analisar atentamente cada ilustração, podemos refletir sobre os conceitos de espaço e paisagem, que são produtos da sociedade.

Para Milton Santos, paisagem é “tudo que nós vemos, o que nossa visão alcança” além de tudo que sentimos, ouvimos, em suma, tudo o que percebemos.

A percepção de cada um interfere diretamente na dimensão dessa paisagem, em como ela é compreendida. Cada indivíduo tem diferentes percepções de uma mesma realidade.

Desse modo, as ilustrações de Aldo Crusher dão pistas de uma percepção da paisagem, que pode ser alvo da interpretação geográfica para a busca do seus significados. Um belo exercício, não?

 

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia na USP influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Quadrinhos e ilustrações Vídeos

4 recursos visuais que ajudam a entender o que é meio ambiente

por Kelton Reis

Vídeos e charge trazem bons exemplos para as questões ambientais.

Quadrinhos e ilustrações Vídeos

As histórias dos refugiados contadas em vídeos e quadrinhos

por Natalia Benatti Zardo

Recursos nos ajudam a entender a realidade causada pelos conflitos atuais.