A geografia de um “simples” lápis

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

8 de outubro de 2015

No atual momento da cibercultura, temos o lápis como um objeto bastante simples e de baixo emprego de tecnologia. No entanto, a cadeia de produção do lápis envolve um complexo sistema, que vai desde o plantio de monoculturas de Pinus até a logística de distribuição e venda.

O vídeo toma o lápis como exemplo do ciclo de vida dos produtos, abordando, mesmo que de passagem, diversos temas da geografia. É preciso, porém, atentar que o conteúdo defende a livre iniciativa do mercado. Essa perspectiva pode ser aproveitada para abordar os princípios do neoliberalismo.

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Vídeo explica o que são as commodities

por Adriano Liziero

Por que o frango é commodity e o nugget de frango não é? Entenda em 2 min o que são as commodities e seu impacto na economia brasileira.

Vídeos

Abertura de “Os Simpsons” ilustra a divisão territorial do trabalho

por Adriano Liziero

A exploração da mão de obra barata nos países orientais e a indústria cultural são colocadas em questão na abertura idealizada pelo artista inglês Banksy.