A geografia de um “simples” lápis

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

8 de outubro de 2015

No atual momento da cibercultura, temos o lápis como um objeto bastante simples e de baixo emprego de tecnologia. No entanto, a cadeia de produção do lápis envolve um complexo sistema, que vai desde o plantio de monoculturas de Pinus até a logística de distribuição e venda.

O vídeo toma o lápis como exemplo do ciclo de vida dos produtos, abordando, mesmo que de passagem, diversos temas da geografia. É preciso, porém, atentar que o conteúdo defende a livre iniciativa do mercado. Essa perspectiva pode ser aproveitada para abordar os princípios do neoliberalismo.

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Vídeos

Vídeo mostra como os satélites medem a superfície da Terra

por Adriano Liziero

Satélites orbitam a Terra e enviam informações geográficas que podem salvar vidas.

Vídeos

E se toda a população mundial vivesse em um único edifício gigante?

por Adriano Liziero

Simulação pode estimular diversas abordagens geográficas.