A geografia de um “simples” lápis

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

8 de outubro de 2015

No atual momento da cibercultura, temos o lápis como um objeto bastante simples e de baixo emprego de tecnologia. No entanto, a cadeia de produção do lápis envolve um complexo sistema, que vai desde o plantio de monoculturas de Pinus até a logística de distribuição e venda.

O vídeo toma o lápis como exemplo do ciclo de vida dos produtos, abordando, mesmo que de passagem, diversos temas da geografia. É preciso, porém, atentar que o conteúdo defende a livre iniciativa do mercado. Essa perspectiva pode ser aproveitada para abordar os princípios do neoliberalismo.

 

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

Voltei de Angola, onde vivi durante quatro anos, querendo ser piloto de avião e geógrafo. Estudei aviação e, mais tarde, ingressei na faculdade de Geografia da USP.
Minha paixão por escrever sobre o mundo me levou também ao jornalismo. Moro em Santos (SP) e trabalho no mercado editorial, produzindo conteúdos didáticos e objetos educacionais digitais. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo de um jeito diferente e criativo.

Você também pode gostar

Vídeos

E se o dinheiro deixasse de existir?

por Adriano Rangel Liziero

Vídeo e artigo abordam a relação entre dinheiro, felicidade e sociedade.

Vídeos

Documentário retrata luta de índios contra hidrelétrica na Amazônia; assista

por Adriano Rangel Liziero

Governo federal brasileiro prevê a construção de até cinco usinas no Rio Tapajós, onde vivem dezenas de comunidades indígenas.

Mapas e gráficos Slides Vídeos

Os terremotos explicados em vídeo, GIF e slide

por Fernando Soares de Jesus

Imagens ajudam a entender as causas e os efeitos dos tremores.