A geografia de um “simples” lápis

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

8 de outubro de 2015

No atual momento da cibercultura, temos o lápis como um objeto bastante simples e de baixo emprego de tecnologia. No entanto, a cadeia de produção do lápis envolve um complexo sistema, que vai desde o plantio de monoculturas de Pinus até a logística de distribuição e venda.

O vídeo toma o lápis como exemplo do ciclo de vida dos produtos, abordando, mesmo que de passagem, diversos temas da geografia. É preciso, porém, atentar que o conteúdo defende a livre iniciativa do mercado. Essa perspectiva pode ser aproveitada para abordar os princípios do neoliberalismo.

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Quadrinhos e ilustrações Vídeos

As histórias dos refugiados contadas em vídeos e quadrinhos

por Natalia Benatti Zardo

Recursos nos ajudam a entender a realidade causada pelos conflitos atuais.

Vídeos

Ártico, o menor oceano do planeta, explicado visualmente

por Brenda Mendonça

O canal Descontrartigo desmitifica a oceanografia para todos.

Vídeos

O mundo das fábricas e o custo humano dos eletrônicos

por Adriano Liziero

Milhares de trabalhadores da indústria de eletrônicos se expõe a riscos ocupacionais como mostra o vídeo dos cineastas Heather White e Lynn Zhang.