Como seria o mundo se os seres humanos fossem extintos?

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

16 de setembro de 2016

Nós, seres humanos, somos muito recentes na história do planeta Terra. Se a idade da Terra (4,5 bilhões de anos) fosse reduzida ao tempo de apenas um ano, os primeiros membros da nossa espécie surgiriam somente às 19h12 do dia 31/12!

Embora recentes, temos um capacidade avassaladora de modificar os sistemas naturais e, com isso, produzir o espaço geográfico.

Mas, o que aconteceria com as construções humanas e com os sistemas naturais caso os seres humanos fossem extintos? O vídeo abaixo dá pistas do que aconteceria.

Para explicar com detalhes os motivos de todas essas mudanças, o The History Channel produziu uma série de documentários chamada Life After People (O Mundo Sem Ninguém, no título brasileiro). É possível assistir o documentário completo no Youtube. Há também um documentário produzido especialmente sobre a América Latina.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Vídeo mostra evolução das placas tectônicas

por Adriano Liziero

200 milhões de anos até hoje, em apenas 22 segundos.

Geovídeos Vídeos

Vídeo explica os impactos do agrotóxico

por Adriano Liziero

Vídeo original do Geografia Visual explica em 5 minutos os motivos pelos quais ainda usamos agrotóxicos nas plantações.