Filme mostra onze visões sobre os atentados de 11 de setembro

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

25 de outubro de 2011

 

Cena do filme de Ken Loach sobre o golpe no Chile em 11 de setembro de 1973 (Foto: Divulgação)

Os ataques às torres do World Trade Center, ocorridos em 11 de setembro de 2001, são abordados em onze histórias de onze minutos e nove segundos de duração, filmadas por diretores de diversas partes do mundo, no filme 11 de Setembro.

O longa-metragem, produzido pelo francês Alain Brigand, aborda os acontecimentos nos Estados Unidos por meio de diferentes visões e culturas. O filme foi lançado no ano seguinte aos ataques, que deixaram mais de 3.000 mortos.

O episódio dirigido por Ken Loach aborda o 11 de setembro, mas do ano de 1973, dia em que o presidente chileno Salvador Allende foi assassinato por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos, fato que levou ao poder o general Augusto Pinochet. O diretor questiona quem são os verdadeiros terroristas, estabelecendo paralelos entre o golpe militar no Chile, que matou 30.000 pessoas, e os atendados nos Estados Unidos.

11 de Setembro – episódio do diretor Ken Loach

Sean Penn, dos EUA, faz um retrato do 11 de setembro por meio da vida de um policial aposentado, que vive num apartamento precário, às sombras do Word Trade Center. Evitando uma abordagem direta da tragédia, Penn traz à tona a saudade deixada pela esposa do velho senhor, já morta, expressa por flores que não prosperam devido à penumbra das torres gêmeas.

11 de Setembro – episódio do diretor Sean Penn

O 11 de setembro na sala de aula

Os episódios podem ser utilizadas na sala de aula para ilustrar as diferentes visões sobre o acontecimento, que, até hoje, é amplamente divulgado por diversos veículos de comunicação como o maior atentado terrorista de todos os tempos.

A história do diretor Ken Loach, sobre o golpe militar no Chile, evidencia o papel geopolítico desempenhado pelos Estados Unidos, país que tem atuado como a polícia do mundo. É interessante debater com os estudantes a atuação dos Estados Unidos em diversos conflitos armados ocorridos nas últimas décadas e as suas reais motivações.

Os alunos podem mapear esses conflitos, pesquisar notícias e outras informações acerca da atuação militar dos Estados Unidos, e, assim, analisar a atuação do país em diversas partes do mundo. Na internet, é possível obter informações sobre a localização de diversas bases militares dos Estados Unidos ao redor do globo.

O longa-metragem 11 de Setembro, com todos os onze episódios, pode ser encontrado em diversas locadoras.

Com a colaboração de Gisele Manoel.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

2 vídeos que explicam as mudanças climáticas globais

por Adriano Liziero | Brenda Mendonça

Entenda os impactos das mudanças climáticas sobre a sociedade e os sistemas naturais.

Quadrinhos e ilustrações Vídeos

Youtuber conta a história do século XX usando super heróis

por Adriano Liziero

Entenda o mundo com as histórias de Batman, X-Men e tantos outros heróis dos quadrinhos.

Vídeos

Relógio mostra o quão próximos estamos de destruir o planeta

por Adriano Liziero

Ponteiros informam a proximidade de guerras nucleares ou de mudanças climáticas catastróficas.