O mapa do McDonald’s no mundo e a rejeição da Bolívia ao fast-food

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

8 de agosto de 2016

Em 1940, a primeira lanchonete do McDonald’s foi aberta nos Estados Unidos. Hoje, 76 anos depois, a rede de fast-food possui mais de 36.000 restaurantes distribuídos em 119 países.

O país onde o McDonald’s faliu

A Bolívia é um caso atípico nessa rede de fast-food. O McDonald’s esteve no país durante 14 anos, mas viu suas oito lanchonetes falirem, uma a uma.

Ao contrário do que muitos vão pensar, as lojas não foram expulsas do país pelo presidente Evo Morales, mas sim pelo desinteresse da clientela e a preferência pela alimentação local.

Apesar de preços convidativos oferecidos pela rede e de sua inteligência e pesquisa de mercado, o McDonald’s não conseguiu convencer os bolivianos a comerem seus BigMacs, McNuggets ou McRibs.

A rejeição não é, necessariamente, com base no sabor ou no tipo de alimento, mas sim uma rejeição ao sistema fast-food. O tempo de preparo das refeições serve como um tipo de alerta para eles. Os bolivianos buscam refeições locais e querem saber se os alimentos foram preparados da maneira correta.

Com informações de Carta Maior, Bussiness Insider e McDonald’s.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Vídeos

O mundo das fábricas e o custo humano dos eletrônicos

por Adriano Liziero

Milhares de trabalhadores da indústria de eletrônicos se expõe a riscos ocupacionais como mostra o vídeo dos cineastas Heather White e Lynn Zhang.