Os 3 melhores vídeos que conheço para explicar solstício e equinócio

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

21 de junho de 2017

As diferentes estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

Quando é inverno no Hemisfério Sul (e verão no Hemisfério Norte), os raios solares incidem de forma perpendicular ao Trópico de Câncer.

Quando os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio, é Verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Norte.

Para entender como isso funciona de uma forma bem simples, nada melhor do que desenhar.

É exatamente essa a proposta do vídeo a seguir, onde fica claro, por exemplo, porque as noites são mais longas e os dias são menores no inverno.

Vale lembrar que o horário exato do início das estações pode variar um pouco a cada ano. Essa diferença se deve ao período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos.

A cada quatro anos, ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem.

Quer ainda mais detalhes sobre a inclinação do eixo da terra e a sua relação com as estações do ano e durações do dia e da noite? Esse vídeo explica com animações as diferenças entre dia e noite de acordo com as latitudes.

Além de entender o solstício e o equinócio, é importante saber como o ângulo de incidência do sol na superfície da Terra se relaciona com as estações do ano.

Com um sotaque do português falado em Portugal, o vídeo a seguir mostra isso com detalhes, além de relacionar o aquecimento com a espessura da atmosfera percorrida pelos raios solares nos diferentes hemisférios.

Gostou? Conhece outros vídeos legais sobre esse tema? Deixe o seu comentário e ajude a espalhar conhecimento geográfico na rede.

Com informações do Observatório Nacional.

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia na USP influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Microvídeo: degelo do Oceano Ártico

por Adriano Rangel Liziero

Vídeo evidencia as consequências econômicas, sociais e ambientais.

Vídeos

A geografia de um “simples” lápis

por Adriano Rangel Liziero

Vídeo aborda a complexa rede envolvida no clico de vida de um produto.

Vídeos

Sobrevoe a mais alta cadeia montanhosa do mundo

por Adriano Rangel Liziero

Veja as belas imagens do Himalaia capturadas por um drone a 6.