Vale tudo pela energia barata

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

6 de janeiro de 2015

A crescente demanda energética mundial somada à escassez dos habituais combustíveis fósseis tem aumentado o preço do gás natural. A busca desesperada por novas fontes a preços baixos fez com que muitas empresas passassem a explorar o gás de xisto.

O que parece ser uma revolução energética, na verdade, é uma tragédia. A exploração desse gás demanda grandes quantidades de água, que acabam contaminadas.

Para explicar a técnica de extração do gás de xisto, conhecida como “fracking”, e especialmente os seus impactos ambientais, a Kurzgesagt desenvolveu mais um de seus infográficos animados minimalistas.

A proposta da Kurzgesagt é produzir vídeos curtos que prendam a atenção dos estudantes. Recomendo que assistam para conhecer o excelente trabalho da Kurzgesagt, bem como para ficar por dentro de um dos temas mais atuais sobre fontes de energia.

Adriano Rangel Liziero

Adriano Rangel Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia na USP influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

A realidade que a Coreia do Norte quer esconder de você

por Adriano Rangel Liziero

Documentário expõe a farsa da propaganda norte-coreana que enaltece o seu regime opressor.

Vídeos

Nasa descobre novo sistema solar com 3 planetas na área habitável

por Adriano Rangel Liziero

Veja a superfície de um dos planetas com imagem em 360º.

Vídeos

Microvídeo: Refugiados

por Adriano Rangel Liziero

O mundo vive a pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.