Vídeo mostra vida de menina refugiada

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

29 de Abril de 2016

“Não é porque não está acontecendo aqui, que não está acontecendo”. Com essa frase, a ONG britânica Save The Children criou um poderoso vídeo que alerta sobre a situação das crianças na Síria, onde mais de 11 mil foram mortas e 11 milhões se tornaram refugiadas.

No filme, acompanhamos o cotidiano feliz de uma menina, que captura um segundo de sua vida todos os dias. O início de uma guerra, porém, muda tudo.

Uma história (infelizmente) real

Em outro vídeo emocionante, a pequena Malak, uma garotinha síria de apenas sete anos, narra a sua jornada como refugiada.

“Nós viemos em um barco. E ele era grande. A primeira vez que o vi, assustei, mas depois que eu entrei, acabei gostando”, conta Malak nos primeiros segundos de vídeo. “Nós só sofremos quando embarcamos no barco de borracha, porque eles jogaram todos os nossos pertences no oceano, pois estávamos prestes a nos afogar. Mas no final deu tudo certo”, conta ela.

E quando perguntam se ela gostaria de voltar para a Síria, ela responde que adoraria, mas questiona sobre em que circunstâncias voltaria. “Eu queria que todos os meus amigos pudessem vir também, mas não sobrou nenhum. Eu era feliz lá e se Deus quiser um dia ainda vou voltar. Se Deus quiser, a Síria voltará a ser como era antigamente”, diz o relato emocionante de Malak.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Há sete anos, fundei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Ártico, o menor oceano do planeta, explicado visualmente

por Brenda Mendonça

O canal Descontrartigo desmitifica a oceanografia para todos.

Vídeos

Os 3 melhores vídeos que conheço para explicar solstício e equinócio

por Adriano Liziero

Hoje, dia 21 de dezembro, é o dia do solstício de verão aqui no Hemisfério Sul.

Vídeos

3 motivos para temer a energia nuclear; assista animação

por Adriano Liziero

Animação explica três razões pelas quais a energia nuclear pode ser considerada uma má opção.