Muitos pensam que aumentar a velocidade dos automóveis é uma medida eficaz para reduzir os congestionamentos nas cidades. Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad reduziu o limite de velocidade em diversas vias. Mesmo alvo de muitas críticas, a redução da velocidade nas Marginais, uma das principais avenidas da cidade, contribuiu para queda de 38,7% em acidentes com vítimas e 8,7% na lentidão nas vias.
O Hacklab desenvolveu um simulador de trânsito para mostrar a relação entre velocidade e congestionamentos. Na página do Facebook, o hacklab explica que “o objetivo maior neste trabalho é influenciar as políticas públicas. Queremos o aprofundamento de políticas urbanas que pensem a cidade para as pessoas e coloquem a proteção da vida em primeiro lugar”.
De acordo com os desenvolvedores do simulador, “o objetivo é explicar como é possível a diminuição da velocidade máxima melhorar a velocidade média. Com tanta tecnologia e ciência disponíveis, políticos seguem tomando decisões baseadas no achismo e senso comum. Queremos uma gestão com racionalidade. Nossas ferramentas são a ciência, tecnologia e informação.”
No vídeo abaixo, você entende como a redução da velocidade dos automóveis causa um aumento da fluidez. No site do simulador, você pode experimentar diversas velocidades e ver o resultado no trânsito.


 

Adriano Liziero
Blogueiro desde 1999 e hacker desde cedo, gosto de desmontar e descomplicar coisas. Voltei de Angola, onde vivi durante quatro anos, querendo ser piloto de avião e geógrafo. Estudei aviação e, mais tarde, ingressei na faculdade de Geografia da USP. Minha paixão por descomplicar coisas me levou também ao jornalismo. Há sete anos, trabalho fazendo games, vídeos e infográficos de geografia. Fundei o Geografia Visual para explicar o mundo de um jeito diferente e criativo.