Alunos usam fanfic para criarem livro didático de geografia

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

27 de janeiro de 2017

 

A falta de identificação dos alunos com os livros didáticos de geografia e a vontade de que os jovens fossem mais ativos no processo de aprendizagem eram duas preocupações do professor Allan da Silva, do Colégio Estadual Ribeiro de Avellar, em Paty do Alferes (RJ). Foi quando ele teve a ideia de incentivar os alunos a produzirem seus próprios livros paradidáticos, baseados nas suas experiências diárias. Nascia, assim, o projeto “Geo Fanfic”.

Fanfic (abreviação, em inglês, de ficção de fã) é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, com a finalidade de construir um universo paralelo ao original.

Com isso, fãs de um determinado livro, por exemplo, podem construir histórias paralelas utilizando os mesmos personagens e enredo do original. É comum que fãs de diversas obras utilizem o fanfic para reescrever partes da história ou até mesmo continuá-la.

O projeto Geo-Fanfic tem como objetivo reescrever os conteúdos de geografia, utilizando histórias criadas pelos próprios jovens. Em uma das narrativas, dois personagens do mundo dos quadrinhos (Homem de Ferro e Homem Aranha) conversam entre si após um longo tempo sem se ver.

No diálogo, o Homem Aranha conta que se mudou para o Brasil e reclama da migração pendular que passou a viver, entre o interior do Estado do Rio de Janeiro e Gothan City, a cidade dos super-heróis. Assim, o conteúdo de geografia é apresentado de forma natural, dentro da história criada pelos alunos.

Leia a reportagem do site Net Educação para saber como o projeto Geo-Fanfic foi desenvolvido.

Acesse o blog Geo-Fanfic para ler os conteúdos didáticos de geografia criados pelos alunos, utilizando a narrativa ficcional.

Com informações de Net Educação e Wikipedia.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

7 sites de explicação visual que vão te inspirar

por Adriano Liziero

Conheça as referências que utilizo no Geografia Visual

Notícias

Geografia Visual ganha Prêmio Hipertexto 2015

por Adriano Liziero

O Prêmio busca destacar boas iniciativas do uso de tecnologias para a aprendizagem.

Notícias

6 iniciativas de educação no maior evento de internet do mundo

por Adriano Liziero

Uma seleção especial de temas discutidos na Campus Party que podem servir de inspiração para educadores e editores de conteúdo digital.