Explicar temas da geografia utilizando o poder das imagens e das mídias digitais é o que move o Geografia Visual.
O meu trabalho como editor e roteirista de conteúdo didático digital exige que eu busque boas referências e fontes de inspiração.
Compartilho com vocês sete referências que influenciam o Geografia Visual e, de forma mais geral, o meu trabalho editorial.
Esses sites podem inspirar você a explicar conteúdos de um jeito criativo e envolvente.

Academia Play

É uma produtora de conteúdos sediada na Espanha que se dedica a criar e contar histórias em vídeo, com foco em educação, entretenimento e marketing.
Os vídeos são desenvolvidos no estilo da facilitação gráfica, onde um locutor aborda o tema enquanto transforma as explicações em desenhos e mapas mentais.
O vídeo a seguir, sobre a Revolução Russa, é um bom exemplo de como os temas são abordados.

Common Craft

A proposta do Common Craft é explicar temas em linguagem simples e visual. Para isso, criaram um repositório próprio de imagens, que conta com mais de 2.500 ilustrações, que podem ser combinadas de diferentes formas.
O vídeo abaixo, sobre Mídia Social, é um exemplo de como as explicações visuais são feitas.

Earth Primer

Earth Primer é um livro digital de geografia que simula fenômenos naturais e ajuda os alunos a entender como o planeta funciona. Os simuladores buscam envolver os estudantes com a experimentação, verificação de hipóteses e relações de causa e efeito.
Infelizmente, o aplicativo é pago e só está disponível para IOS. O vídeo abaixo dá uma noção de como ele funciona.

Kurzgesagt – In a Nuthell

Esse estúdio alemão de nome complicado tem como propósito divulgar a ciência de uma forma fácil e divertida, utilizando animações. Todos os episódios disponibilizados possuem legenda em português.
Os vídeos são dinâmicos e abordam os temas de maneira descontraída, sem deixar de lado o cuidado com o conteúdo.
Nesse episódio, o tema é União Europeia.

Malofiej International Infographics Awards

Malofiej é uma importante premiação na área da informação visual, incluindo a infografia. Infográficos são representações visuais de conteúdo que integram texto e imagem.
A função básica do infográfico é enriquecer o texto, permitindo que o leitor visualize o assunto em pauta.
O site do Malofiej reúne os melhores infográficos digitais produzidos no mundo. É uma incrível fonte de inspiração, além de demonstrar com belos exemplos como facilitar a compreensão de temas complexos.

Acesse o site.

Play Ground

A revista digital Play Ground é especializada em produzir vídeos curtos, com foco nas redes sociais. Utilizando imagens de diversos bancos de vídeos, são abordados temas da atualidade, sem acompanhados por legendas curtas.
Os vídeos não possuem narração, pois são feitos para o consumo no celular, onde muitas vezes o usuário não habilita o som.
O vídeo a seguir aborda os sherpas, que vivem no Himalaia.

Pictoline

Pictoline é um projeto do México que se dedica a traduzir visualmente informações diversas, com foco em consumo de conteúdo nas redes sociais. Para isso, utilizam a linguagem das histórias em quadrinhos junto com textos descontraídos.

 

Adriano Liziero
Blogueiro desde 1999 e hacker desde cedo, gosto de desmontar e descomplicar coisas. Voltei de Angola, onde vivi durante quatro anos, querendo ser piloto de avião e geógrafo. Estudei aviação e, mais tarde, ingressei na faculdade de Geografia da USP. Minha paixão por descomplicar coisas me levou também ao jornalismo. Há sete anos, trabalho fazendo games, vídeos e infográficos de geografia. Fundei o Geografia Visual para explicar o mundo de um jeito diferente e criativo.