MapMaker: construa mapas temáticos na internet

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

8 de fevereiro de 2012

Que tal construir mapas temáticos em poucos minutos para explorar os conteúdos de geografia com os seus alunos? Ou, então, solicitar que os alunos elaborem os seus próprios mapas, com base no que foi visto nas aulas?

O MapMaker é uma espécie de sistema geográfico de informação, só que desenvolvido em Flash e disponível na internet. É possível construir uma diversidade de mapas, em diferentes escalas e sobre uma série de temas (placas tectônicas, clima, relevo, religião, idioma, etc).

Mapa temático construído no MapMaker

Há diversas ferramentas, como a que permite desenhar polígonos, a que mede distância entre pontos, além de diferentes tipos de visualizações. Embora disponível apenas em inglês, o MapMaker é bastante intuitivo, pois utiliza uma série de ícones para representar as opções.

Depois de produzir o mapa, o MapMaker permite salvar em formato de imagem, compartilhar por meio de um link, enviar por email e imprimir.

O objeto digital foi produzido pela National Geographic, e está na versão de teste (beta).

Acesse o site.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Mapas e gráficos

Mapa interativo mostra os fluxos de navios cargueiros pelo mundo

por Adriano Liziero

Dados de 2012 exibem intenso tráfego entre oceanos e grandes rios, como o Amazonas e o Prata.