Entenda os eclipses lunares e a Lua de sangue

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

14 de abril de 2014

Uma rara série de quatro eclipses lunares seguidos irá ocorrer nos dias 15/04/2014, 08/10/2014, 04/04/2015 e 28/09/2015. O fenômeno pode ser visto do Brasil.

O eclipse da Lua ocorre quando o satélite se encontra no cone de sombra da Terra. Nesse caso, a Lua, a Terra e o Sol estão perfeitamente alinhados, de modo que a Lua não recebe a iluminação direta do Sol.

O nome Lua de sangue é por conta da cor avermelhada que tinge o nosso satélite. Isso acontece porque uma pequena fração dos raios solares sofre refração na atmosfera da Terra, deixando passar apenas os raios avermelhados para a Lua, que está situada logo atrás do nosso planeta.

Entenda como se forma o eclipse lunar e a Lua de sangue no vídeo abaixo.

Refração e Lua vermelha

Para entender melhor o efeito da refração, veja como a porção vermelha do espectro luminoso atinge diretamente a Lua.

O vídeo abaixo mostra o eclipse visto diretamente do solo lunar.

Conheça a Lua

Quer saber mais sobre a Lua? O breve vídeo abaixo, da excelente série ABC da Astronomia, explica como o nosso satélite foi formado, além das principais características do sistema Lua-Terra.

Nublado?

Se as condições atmosféricas da sua cidade não permitem ver o eclipse lunar dessa noite, você pode assistir o fenômeno ao vivo, em Alta-Definição (HD) por meio  do Marshall Space Flight Center, da NASA, a partir das 02h00 da madrugada de terça-feira (15).

Assista ao vivo

Video streaming by Ustream

Datas dos eclipses lunares

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Vídeos

E se toda a população mundial vivesse em um único edifício gigante?

por Adriano Liziero

Simulação pode estimular diversas abordagens geográficas.

Vídeos

Um “continente” de plástico no Pacífico

por Adriano Liziero

Gigantesca área concentra grande parte dos resíduos plásticos lançados no ambiente marinho.

Infográficos Vídeos

A idade da Terra em medidas que você consegue entender

por Adriano Liziero

Vídeos e infográficos explicam de forma didática a escala do tempo geológico.