A Terra NÃO é plana, mas e se ela fosse?

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

30 de janeiro de 2018

Mesmo com toda a tecnologia disponível no meio técnico-científico-informacional em que vivemos, há aqueles que afirmam que a Terra é plana.

Imagem capturada pela Estação Espacial Internacional (NASA).

Há muito tempo penso em como trazer esse debate para um site de Geografia. Afinal, por mais absurda que a ideia da Terra plana seja, ela pode ser aproveitada como uma boa provocação para discutir astronomia, cartografia e teoria da conspiração.

O Canal do Pirula fez um vídeo bastante didático, oferecendo evidências que refutam facilmente a ideia de Terra plana. Uma delas é bem simples, como deitar no chão em um lugar que permita ver todo o céu, sem obstáculos.

Além disso, Pirula discute a teoria da conspiração, que ganha força com a facilidade de comunicação proporcionada pela internet.

Para ir direto ao ponto, o canal Primata Falante apresenta 8 evidências de que a Terra não poderia ser plana.

O vídeo aborda, entre outros temas, a distância da linha do horizonte, circumnavegação, circunferência da Terra e lei da gravidade.

Evidências não faltam para refutar a teoria da conspiração sobre a Terra plana. Uma delas é assistir o vídeo desse maluco que saltou da estratosfera e filmou tudo com uma GoPro.

É fácil perceber a circunferência da Terra no vídeo.

Os mapas-múndi são outra evidência de que, definitivamente, a Terra não é plana. Isso porque esses mapas apresentam distorções variadas na tentativa de transferir a superfície quase esférica da Terra para um plano, como eu já explique nesse post.

Essas distorções podem ser facilmente percebidas nesta animação, que mostra diversas projeções cartográficas.

Por fim, o golpe de misericórdia na ideia da Terra plana foi dada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, que apresenta a maravilhosa série Cosmos. No Twitter, Tyson postou essa foto com a seguinte frase: “Um eclipse lunar que os terraplanistas jamais viram”.

Durante um eclipse lunar, o que vemos é a Lua ficar completamente coberta pela sombra da Terra, como mostra a imagem abaixo.

Se a Terra realmente fosse plana, em vez de a sombra do planeta cobrir a Lua completamente durante os eclipses, apenas uma fração da luz solar seria bloqueada — e o que veríamos seria algo parecido à imagem que Tyson compartilhou.

Há uma série de outras consequências que poderiam acontecer com o planeta caso a Terra realmente fosse plana. A nossa vida seria possível caso o planeta fosse plano? Como seria a gravidade? O que veríamos no céu? Essa e outras questões foram debatidas no ótimo podcast do Contrafactual.

A Terra plana não existe, mas ainda bem que podemos aproveitar essa ideia maluca para problematizar os conteúdos de Geografia.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias Vídeos

O desafio de viver numa ilha

por Adriano Liziero

A vida das famílias que moram a 10 quilômetros do litoral de SP, na ilha Montão de Trigo.

Vídeos Vídeos do Geografia Visual

Qual é o papel da madeira na globalização?

por Adriano Liziero

Entenda como um simples estrado de madeira, chamado de pallet, está relacionado com a globalização e o uso dos recursos naturais.