Vídeo mostra poeira do Saara fertilizando Floresta Amazônica
Edição: Adriano Liziero
Como o maior deserto do mundo poderia contribuir com a manutenção da maior floresta tropical do planeta?
Essa estranha pergunta foi respondida pela NASA com o uso de satélites e de modelagem em 3D. E a resposta é surpreendente.
Os cientistas descobriram que cerca de 27 milhões de toneladas de poeira saem do Saara e fertilizam a Amazônia todos os anos.
O fósforo, que é um importante nutriente para as plantas e um material abundante na poeira saariana, se deposita no solo amazônico, compensando a quantidade de elementos ali perdidos devido aos fluxos fluviais.
Nesse incrível vídeo feito pela NASA, é possível ver a longa viagem do sedimento, que atravessa o Atlântico. Ative as legendas em português.
Clique aqui para assistir a versão dublada em português.
Estima-se que cerca de 56% da poeira saariana que atravessa o oceano e se deposita na Amazônia são provenientes da Depressão Bodele.
Segundo estudiosos, esse fato pode ser explicado pela geomorfologia do vale: ele é cercado por altas montanhas basálticas, com apenas uma saída a nordeste. Logo, toda a poeira é direcionada para esta abertura.
É interessante notar a interação entre várias partes do nosso planeta, corroborando com a ideia de que a Terra é um sistema vivo e integrado. O vídeo a seguir coloca essa abordagem em evidência.