Vídeo mostra poeira do Saara fertilizando Floresta Amazônica

Fernando Soares de Jesus

Colaboração para o Geografia Visual

10 de julho de 2017

Edição: Adriano Liziero

Como o maior deserto do mundo poderia contribuir com a manutenção da maior floresta tropical do planeta?

Essa estranha pergunta foi respondida pela NASA com o uso de satélites e de modelagem em 3D. E a resposta é surpreendente.

img-358656-poeira-do-saara-3.jpg

Os cientistas descobriram que cerca de 27 milhões de toneladas de poeira saem do Saara e fertilizam a Amazônia todos os anos.

O fósforo, que é um importante nutriente para as plantas e um material abundante na poeira saariana, se deposita no solo amazônico, compensando a quantidade de elementos ali perdidos devido aos fluxos fluviais.

Nesse incrível vídeo feito pela NASA, é possível ver a longa viagem do sedimento, que atravessa o Atlântico. Ative as legendas em português.

Clique aqui para assistir a versão dublada em português.

Estima-se que cerca de 56% da poeira saariana que atravessa o oceano e se deposita na Amazônia são provenientes da Depressão Bodele.

Segundo estudiosos, esse fato pode ser explicado pela geomorfologia do vale: ele é cercado por altas montanhas basálticas, com apenas uma saída a nordeste. Logo, toda a poeira é direcionada para esta abertura.

É interessante notar a interação entre várias partes do nosso planeta, corroborando com a ideia de que a Terra é um sistema vivo e integrado. O vídeo a seguir coloca essa abordagem em evidência.

Fernando Soares de Jesus

Colaboração para o Geografia Visual

A Geografia faz parte da minha vida desde a infância. Se me perguntassem “o que você quer ser quando você crescer?”, certamente a minha resposta seria “ser geógrafo”. Isto me incentivou em, ainda no primeiro ano do ensino médio, em 2013, criar o site Geografia Opinativa. Natural de Imbituba (SC), atualmente curso Geografia na UFSC, em Florianópolis, e busco a cada dia contribuir com o compartilhamento e com a democratização do conhecimento geográfico.

Você também pode gostar

Vídeos

Relógio mostra o quão próximos estamos de destruir o planeta

por Adriano Liziero

Ponteiros informam a proximidade de guerras nucleares ou de mudanças climáticas catastróficas.

Vídeos

Abertura de “Os Simpsons” ilustra a divisão territorial do trabalho

por Adriano Liziero

A exploração da mão de obra barata nos países orientais e a indústria cultural são colocadas em questão na abertura idealizada pelo artista inglês Banksy.

Vídeos

Vídeo mostra evolução das placas tectônicas

por Adriano Liziero

200 milhões de anos até hoje, em apenas 22 segundos.