4 recursos visuais que ajudam a entender o que é meio ambiente

Kelton Reis

Colaboração para o Geografia Visual

29 de junho de 2017

A recente saída dos Estados Unidos do acordo climático de Paris reacendeu o debate sobre mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente.

Meio ambiente significa a união de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que atuam sobre os seres vivos; é a forma como toda forma de vida do planeta Terra interage com esses elementos.

No entanto, nem sempre abordar, estudar ou contextualizar esse conceito é tarefa fácil. Como, então, fazer com que essa interação entre os elementos fique clara para quem estuda geografia?

Pensando nisso, o Geografia Visual selecionou alguns materiais para auxiliá-los nesta árdua e necessária missão.

Na charge a seguir, Mafalda humaniza o planeta Terra para afirmar que ele possui alguma enfermidade.

Sem dúvida, tal doença se deve, entre outros fatores, à questão ambiental contemporânea.

Para tentar explicar os motivos dessa “doença”, o vídeo A História das Coisas mostra como a cadeia produtiva capitalista, a sociedade de consumo e o excesso de resíduos sólidos, geram danos ambientais e sociais em escala global.

O vídeo é interessante e abrangente uma vez que, embora aborde fortemente a questão ambiental, o mesmo a relaciona com outros fatores da sociedade contemporânea, como a obsolescência programada e o consumismo desenfreado, tornando-se extremamente útil para compreender a relação entre os danos ambientais e o capitalismo.

Atualmente, a preocupação ambiental está fortemente em pauta, mas seria um equívoco imaginar que as causas da enfermidade planetária são recentes.

Por essa razão, na animação abaixo, o cartunista Steve Cutts aborda os efeitos nocivos da relação dos seres humanos com os sistemas naturais, retratando de forma crítica e bem-humorada como a evolução de nossa espécie alterou drasticamente o ambiente para os demais seres vivos.

Embora o ser humano exista há pouco tempo – levando-se em conta a escala geológica -, a animação deixa claro como esse período foi suficiente para a degradação da Terra.

Quando pensamos em preservação ambiental, provavelmente a primeira coisa que nos vêm à mente é a importância da água, esse recurso natural essencial à vida. Atualmente o desperdício, a poluição e o aumento da demanda hídrica colocam em pauta a necessidade urgente de conservação da água.

Diante disso, a ANA (Agência Nacional de Águas) elaborou um vídeo educativo que aborda a importância dos recursos hídricos e os conceitos que envolvem bacias hidrográficas.

Embora a finalidade do vídeo seja apresentar o Comitê de Bacias Hidrográficas, o mesmo pode ser usado tranquilamente com alunos do ensino fundamental II.

Esses materiais combinados apresentam uma abordagem, ainda que parcial, do meio ambiente e dos danos ambientais.

Gostou? Se você conhece outros materiais sobre o tema, não deixe de contar nos comentários abaixo.

Kelton Reis

Colaboração para o Geografia Visual

Geógrafo e professor de geografia, estou envolvido com tecnologia e educação desde a época de graduação na Unicamp, pois acredito que as tecnologias podem simplificar e impactar positivamente a educação, fato que me levou a criar o canal Geografia Simples no Youtube em 2016. Natural de São José do Rio Preto – SP, vejo a geografia como algo presente em toda a parte e acredito ser papel do educador relacioná-la com o cotidiano dos estudantes.

Você também pode gostar

Vídeos

Relógio mostra o quão próximos estamos de destruir o planeta

por Adriano Liziero

Ponteiros informam a proximidade de guerras nucleares ou de mudanças climáticas catastróficas.

Infográficos Vídeos

Animação mostra os terremotos dos últimos 15 anos

por Adriano Liziero

Nesse período, ocorreram 20 terremotos de grande magnitude.

Vídeos

Abertura de “Os Simpsons” ilustra a divisão territorial do trabalho

por Adriano Liziero

A exploração da mão de obra barata nos países orientais e a indústria cultural são colocadas em questão na abertura idealizada pelo artista inglês Banksy.