Atacama, o deserto mais seco da Terra
Nesse vídeo, produzido pelo canal Terra Negra, você vai entender quais fatores são determinantes para a formação dos desertos, além de conhecer as características do deserto do Atacama.
Após assistir, veja o resumo que produzimos com base no vídeo, com links nos principais conceitos que te ajudam a compreender os temas da Geografia abordados no material.
Onde fica o Atacama?
O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile e se estende até a fronteira com o Peru.
O que é um deserto?
É uma área com severas restrições ao desenvolvimento da vida, ou até mesmo sem vida. Nela, nós não encontramos água em estado líquido.
Existem áreas em que há água, mas apenas em estado sólido, como nos pólos norte e sul. Portanto, os desertos podem também ser gelados.
O Salar de Uyuni, na Bolívia, é um deserto?
Em janeiro, chove no salar de Uyuni. Embora exista água, ela é encontrada com grande salinidade, sendo esta um fator limitante para o desenvolvimento da vida.
Quais são os fatores formadores dos desertos?
Circulação atmosférica: a célula de Hadley é o nome do modelo de circulação atmosférica de alta pressão que predomina nas latitudes equatoriais e tropicais, onde ocorre a subsidência atmosférica, inviabilizando a ocorrência de chuvas.
Correntes marítimas frias: inviabiliza a evaporação, tornando áreas costeiras áridas.
Efeito orográfico: montanhas barram a umidade, formando um deserto a sotavento.
Quais fatores formam o deserto do Atacama?
Tangenciamento de correntes marítimas frias da corrente de Humboldt, fator que determina menor transferência de umidade para o interior do continente, tornando o interior árido.
Orografia: a cordilheira dos Andes, em sua vertente oriental, impede que a grande carga de umidade oriunda da Amazônia chegue ao Atacama. Na vertente ocidental, a umidade que viria do oceano Pacífico também é bloqueada pela cordilheira. Por isso, o Atacama é o deserto mais árido do planeta.