A Terra NÃO é plana, mas e se ela fosse?

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

30 de janeiro de 2018

Mesmo com toda a tecnologia disponível no meio técnico-científico-informacional em que vivemos, há aqueles que afirmam que a Terra é plana.

Imagem capturada pela Estação Espacial Internacional (NASA).

Há muito tempo penso em como trazer esse debate para um site de Geografia. Afinal, por mais absurda que a ideia da Terra plana seja, ela pode ser aproveitada como uma boa provocação para discutir astronomia, cartografia e teoria da conspiração.

O Canal do Pirula fez um vídeo bastante didático, oferecendo evidências que refutam facilmente a ideia de Terra plana. Uma delas é bem simples, como deitar no chão em um lugar que permita ver todo o céu, sem obstáculos.

Além disso, Pirula discute a teoria da conspiração, que ganha força com a facilidade de comunicação proporcionada pela internet.

Para ir direto ao ponto, o canal Primata Falante apresenta 8 evidências de que a Terra não poderia ser plana.

O vídeo aborda, entre outros temas, a distância da linha do horizonte, circumnavegação, circunferência da Terra e lei da gravidade.

Evidências não faltam para refutar a teoria da conspiração sobre a Terra plana. Uma delas é assistir o vídeo desse maluco que saltou da estratosfera e filmou tudo com uma GoPro.

É fácil perceber a circunferência da Terra no vídeo.

Os mapas-múndi são outra evidência de que, definitivamente, a Terra não é plana. Isso porque esses mapas apresentam distorções variadas na tentativa de transferir a superfície quase esférica da Terra para um plano, como eu já explique nesse post.

Essas distorções podem ser facilmente percebidas nesta animação, que mostra diversas projeções cartográficas.

Por fim, o golpe de misericórdia na ideia da Terra plana foi dada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, que apresenta a maravilhosa série Cosmos. No Twitter, Tyson postou essa foto com a seguinte frase: “Um eclipse lunar que os terraplanistas jamais viram”.

Durante um eclipse lunar, o que vemos é a Lua ficar completamente coberta pela sombra da Terra, como mostra a imagem abaixo.

Se a Terra realmente fosse plana, em vez de a sombra do planeta cobrir a Lua completamente durante os eclipses, apenas uma fração da luz solar seria bloqueada — e o que veríamos seria algo parecido à imagem que Tyson compartilhou.

Há uma série de outras consequências que poderiam acontecer com o planeta caso a Terra realmente fosse plana. A nossa vida seria possível caso o planeta fosse plano? Como seria a gravidade? O que veríamos no céu? Essa e outras questões foram debatidas no ótimo podcast do Contrafactual.

A Terra plana não existe, mas ainda bem que podemos aproveitar essa ideia maluca para problematizar os conteúdos de Geografia.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Um “continente” de plástico no Pacífico

por Adriano Liziero

Gigantesca área concentra grande parte dos resíduos plásticos lançados no ambiente marinho.

Vídeos

O que existe no centro da Terra?

por Curadoria de conteúdos

Material com vídeo e resumo exclusivo, com links selecionados para você se aprofundar nos temas abordados.

Vídeos

Relógio mostra o quão próximos estamos de destruir o planeta

por Adriano Liziero

Ponteiros informam a proximidade de guerras nucleares ou de mudanças climáticas catastróficas.