Gigantismo dos navios e globalização

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Os navios cargueiros estão ficando cada vez maiores.

Num mundo globalizado, onde cerca de 90% do comércio internacional é feito por transporte marítimo, levar mais carga em um mesmo navio é uma forma de reduzir o valor do frete e, com isso, aumentar o lucro.

O maior navio do mundo tem 20 andares de altura e pode transportar mais de 18 mil contêineres. Porém, quanto maior o navio, mais fundo deve ser o leito próximo ao porto.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

O porto de Santos, por exemplo, possui uma profundidade que permite operar navios com até 14 mil contêineres.

O assoreamento do leito portuário é causado pela retirada da mata ciliar formada pelos manguezais. Ao dragar os sedimentos que se acumulam no fundo, há alterações substanciais na hidrodinâmica do local, podendo causar problemas, como o aumento da força das ondas e das ressacas, a perda de áreas de praia e a erosão junto às infraestruturas urbanas.

📸 Ty Poland.


Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

Formação de cavernas

por Adriano Liziero

Entenda a formação das estalagmites e estalactites.

Fotografias

A relação entre a fronteira agrícola e o arco do desmatamento na Amazônia

por Adriano Liziero

Entenda a principal causa de desmatamento da floresta amazônica.

Fotografias

Fotógrafo registra morte do rio Doce

por Adriano Liziero

Lama, lágrimas e morte: a jornada de fotógrafo no rio Doce