Desigualdade social e produção do espaço

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

29 de novembro de 2018

Esse é o retrato de um mundo onde 82% da riqueza gerada foi parar nas mãos do 1% mais rico do planeta, enquanto que a metade mais pobre da população global – 3,7 bilhões de pessoas – não ficou com NADA.

Desculpem pela caixa alta, mas nenhuma expressão pode ser mais gritante que esses dados de 2017 levantados pela Oxfam às vésperas do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

O relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza” revela como a economia global é orquestrada para favorecer a elite econômica, enquanto metade da população luta para sobreviver com migalhas.

Repito: metade da população mundial não recebeu nada do que foi gerado de riqueza em 2017, mesmo ano em que houve um aumento histórico no número de bilionários.

A riqueza desses bilionários aumentou 13% desde 2010, mais de seis vezes que o aumento dos salários pagos aos trabalhadores no mesmo período.

Em um mundo tão desigual, o espaço geográfico não poderia ser produzido de outra forma. A imagem mostra o abismo social em Mumbai, India.

O autor das fotografias é @millefotosa, que reúne em seu Instagram outros exemplos da desigualdade ao redor do mundo.

Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

O que aconteceria se o Censo não fosse realizado?

por Adriano Liziero

Entenda porquê o Censo é muito mais do que a contagem da população.

Fotografias

Recifes de corais explicados em 5 imagens

por Curadoria de conteúdos

Conheça a importância dos corais e sua conservação frente às mudanças climáticas.

Fotografias

Como essa rocha ficou entalada sobre um abismo?

por Adriano Liziero

Você teria coragem de subir nessa rocha entalada a 1.