Cemitério de navios

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

10 de dezembro de 2018

Você sabe para onde vai um navio que está velho demais para navegar, após 25 a 30 anos de vida útil? Infelizmente, para estaleiros localizados em países pobres.

Para desmanchar um navio mercante, o custo é igual ou até mais alto do que construir um navio novo. Isso porque os materiais devem ser separados e descartados de forma adequada, seguindo as melhores práticas ambientais e de segurança do trabalho.

No entanto, para reduzir custos, a maioria da frota de navios destinada à reciclagem é desmanchada em praias de países empobrecidos, onde as leis trabalhistas, normas de segurança e leis ambientais são frágeis.

Países como Índia, Bangladesh e Haiti desmancham navios  sem qualquer preocupação com a segurança das pessoas e com a proteção do meio ambiente.  O trabalho de desmanche de navios é considerado um dos mais perigosos do mundo, com trabalhadores ganhando apenas 2,25 libras por dia.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Na Índia, país onde 10 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, trabalhar em cemitérios de navios é uma forma de sobrevivência. Neste país, fica Alang, o maior cemitério de navios do mundo, onde petroleiros, navios de contêiner e até navios de cruzeiro aguardam para serem reduzidos a sucata.

Praia de Alang, na Índia.

Poucos cemitérios de navios estão situados em países ricos, como esse da imagem, localizado em plena Nova Iorque, nos EUA. Fundado em 1930, esse estaleiro, localizado em Taden Island, serve como local de despejo para rebocadores, balsas e outras embarcações, inclusive antigas, do início do século passado.

Recentemente, governos de mais de 100 países, incluindo o Brasil, têm buscado regulamentar o desmonte e a reciclagem de navios e plataformas de petróleo no mundo, garantindo que o processo seja ambientalmente sustentável e socialmente responsável.

Hoje, pelos mares do mundo, navegam 100 mil navios, sendo que, a cada ano, 600 a 700 navios são destinados para desmanche. É urgente que haja uma mobilização internacional para que os custos da reciclagem sustentável, proteção aos trabalhadores e tratamento ecológico dos navios sejam assumidos pelos armadores.

Foto: Nearmap

Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

Qual o real poderio militar da Rússia?

por Adriano Liziero

O colapso da União Soviética reduziu o número de soldados e de território russos, mas deixou o país com muitas cartas na manga, especialmente com seu arsenal nuclear e número de tanques.

Fotografias

Um parque que circunda o vulcão Monte Egmont

por Adriano Liziero

O vulcão, também conhecido como Mount Taranaki, teve sua última erupção em 1775.

Fotografias

O Brasil tem montanhas?

por Adriano Liziero

6 imagens que ajudam a responder essa antiga dúvida geográfica.