Google Earth mostra as terras indígenas brasileiras direto no navegador

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de abril de 2019

O Google Earth, em parceria com a Funai e com o Instituto Socioambiental (ISA), identifica, desde 2017, as terras indígenas do Brasil. E tem mais: se você usa o Chrome, não precisa nem instalar o Earth, pois a plataforma funciona direto no navegador.

O Brasil possui 704 terras indígenas, que abrangem 13% do território brasileiro. A inclusão desses espaços em uma das principais bases de mapas digitais do mundo é um reconhecimento da importância das terras indígenas, que ainda hoje sofrem diversas ameaças.

As imagens de satélite do Earth mostram que as terras indígenas são espécies de ilhas de proteção das florestas, pois as áreas ao redor delas sofrem com o desmatamento.

Um dos exemplos é a terra indígena Sete de Setembro, entre Rondônia e o Mato Grosso, onde vivem 1.300 índios da etnia Suruí. Veja na ferramenta de Timelapse abaixo como os indígenas têm um papel decisivo para a preservação da floresta.

No Google Earth é possível procurar as terras indígenas na ferramenta de busca, digitando a etnia ou o nome do território — por exemplo, os Kayapó são um povo que vive em distintas terras demarcadas, entre elas a Trincheira Bacajá e a Badjônkôre, ambas no Pará.

Outra forma de navegar pelas terras indígenas brasileiras pelo Google Earth é por meio da história criada especialmente para esse fim, onde são mostrados, além do mapa digital, um texto com as informações sobre a terra indígena visualizada.

Clique aqui e acesse as Terras Indígenas no Google Earth direto no seu navegador Chrome.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Mapas e gráficos

Mapa destaca a Dorsal Meso-Atlântica

por Curadoria de conteúdos

Este belo mapa mostra o fundo do Oceano Atlântico, em que se vê muito bem a Dorsal Meso-Atlântica – cuja origem se dá pelo afastamento das placas tectônicas.

Mapas e gráficos

8 mapas que ajudam a entender o Oriente Médio

por Adriano Liziero

O Oriente Médio é uma das regiões mais conflituosas do mundo.

Mapas e gráficos

Mapa interativo mostra distribuição dos imigrantes nos EUA

por Adriano Liziero

É possível visualizar a distribuição de imigrantes pelo território dos EUA, por continente e país de origem, desde 1880.