Aeroportos e planejamento urbano
Os aeroportos são ótimos exemplos de como o espaço geográfico das cidades é organizado e reorganizado para atender a determinados interesses econômicos e políticos. A localização de um aeroporto não é um mero acaso.
Além das questões relacionadas à navegação aérea e segurança do voo, o local escolhido para a instalação de um aeroporto tem a ver com as necessidades que prevaleceram em determinado momento.
Apoie o Geografia Visual
Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂
O aeroporto altera o valor diferencial do local onde incide, pois ao mesmo tempo que traz benefícios de circulação, submete os vizinhos a uma série de restrições relacionadas ao uso do solo urbano.
Na imagem, um jato da Qantas sobrevoa a Wakefield Street, em Adelaide, no sul da Austrália, logo após decolar.
Adelaide é a quinta maior cidade da Austrália e seu aeroporto é o quinto mais movimentado do país.
Entre 2016 e 2017, atendeu cerca de 8 milhões de passageiros.
📷 @nearmap
Doe e ajude a criar posts novos
O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂