Gigantismo dos navios e globalização

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Os navios cargueiros estão ficando cada vez maiores.

Num mundo globalizado, onde cerca de 90% do comércio internacional é feito por transporte marítimo, levar mais carga em um mesmo navio é uma forma de reduzir o valor do frete e, com isso, aumentar o lucro.

O maior navio do mundo tem 20 andares de altura e pode transportar mais de 18 mil contêineres. Porém, quanto maior o navio, mais fundo deve ser o leito próximo ao porto.

Clique e retire as propagandas

A única maneira de manter o Geografia Visual no ar é com a pequena verba de publicidade. Doe um cafezinho e me ajude a manter o blog sem tanta propaganda. Você pode doar uma só vez ou contribuir mensalmente. Obrigado 🙂


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

O porto de Santos, por exemplo, possui uma profundidade que permite operar navios com até 14 mil contêineres.

O assoreamento do leito portuário é causado pela retirada da mata ciliar formada pelos manguezais. Ao dragar os sedimentos que se acumulam no fundo, há alterações substanciais na hidrodinâmica do local, podendo causar problemas, como o aumento da força das ondas e das ressacas, a perda de áreas de praia e a erosão junto às infraestruturas urbanas.

📸 Ty Poland.


Gostou desse conteúdo?

Esse post foi criado à base de café e ciência geográfica. Doe um café e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !
Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Fotografias

Aeroportos e planejamento urbano

por Adriano Liziero

Os aeroportos são ótimos exemplos de como o espaço geográfico das cidades é organizado e reorganizado.

Fotografias

A cidade medieval ameaçada pelo turismo de massa após Game Of Thrones

por Adriano Liziero

Dubrovnik foi uma das principais locações da série da HBO.