Icebergs, gigantes que viajam pelos mares
Você sabe como os icebergs se formam? Essas massas de gelo flutuantes se desprendem de geleiras nas áreas polares por conta da ação das marés.
Eles são formados por água doce congelada, que tem uma densidade um pouco menor que a da água salgada dos mares.
Isso faz com que 90% do iceberg, que possui em média 70 metros do topo à base, fiquem debaixo d´água.
A flutuação do iceberg é possível porque o peso de todo o líquido que ele desloca no mar é muito maior que o peso do próprio iceberg, que em média chega a ter 200 mil toneladas. Gelados e pesados, esses gigantes viajam pelos mares e, aos poucos, vão derretendo.
As ondas e a temperatura podem levar dois anos para derreter completamente um iceberg.
Apoie o Geografia Visual
Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂
Muita gente acredita que o aquecimento global está diminuindo a quantidade de icebergs. No entanto, o que ocorre é o contrário: com o aumento da temperatura média do planeta, as bordas congeladas dos continentes descongelam e se soltam, originando mais icebergs.
Embora em maior quantidade, o aquecimento global faz com que os icebergs derretam mais rápido.
O derretimento das geleiras é um problema, pois fragmenta ecossistemas e causa o aumento do nível do mar.
Na imagem, um veleiro navega em meio a icebergs na Groenlândia, massa continental que retém 8% da água doce do planeta na forma de gelo.
A maior parte da água doce do mundo, 75%, está na Antártica, que detém quase todo o gelo de água doce do mundo: 91%.
📸 Christopher Michel Photography.
Doe e ajude a criar posts novos
O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂