Reindustrialização dos EUA e desglobalização

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Cada pontinho colorido é um carro novinho estacionado na fábrica da Hyundai, em Montgomery, nos EUA.

Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou taxar em 25% carros e peças importados, numa tentativa de estimular a produção industrial em solo americano e de gerar empregos.

Clique e retire as propagandas

A única maneira de manter o Geografia Visual no ar é com a pequena verba de publicidade. Doe um cafezinho e me ajude a manter o blog sem tanta propaganda. Você pode doar uma só vez ou contribuir mensalmente. Obrigado 🙂


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

No entanto, as montadoras reclamaram da proposta, alegando que não existe carro fabricado nos EUA com 100% das peças produzidas em solo americano.

Ainda segundo as empresas, essas barreiras comerciais aumentariam o preço dos veículos, pois todos os carros de hoje são globalizados.

A crise financeira mundial, que teve início em 2008, fortaleceu em diversas partes do mundo movimentos protecionistas, visando a geração de empregos em países sede de transnacionais.

Trump lidera esse movimento, conhecido como desglobalização, enquanto o mundo assiste à queda do comércio internacional e ao surgimento de barreiras comerciais.

📸 @dailyoverview


Gostou desse conteúdo?

Esse post foi criado à base de café e ciência geográfica. Doe um café e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !
Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Fotografias

Desertos arenosos

por Adriano Liziero

Trecho de rodovia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Fotografias

Entenda os protestos dos coletes amarelos na França

por Adriano Liziero

Imposto sobre os combustíveis gerou revolta nas ruas de Paris.

Fotografias

Imagens mostram tremor no México em dois momentos da história

por Curadoria de conteúdos

Há 32 anos, em 19 de setembro de 1985, a Cidade do México viveu o seu pior terremoto, que matou pelo menos dez mil pessoas (foto).