Reindustrialização dos EUA e desglobalização
Cada pontinho colorido é um carro novinho estacionado na fábrica da Hyundai, em Montgomery, nos EUA.
Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou taxar em 25% carros e peças importados, numa tentativa de estimular a produção industrial em solo americano e de gerar empregos.
Apoie o Geografia Visual
Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂
No entanto, as montadoras reclamaram da proposta, alegando que não existe carro fabricado nos EUA com 100% das peças produzidas em solo americano.
Ainda segundo as empresas, essas barreiras comerciais aumentariam o preço dos veículos, pois todos os carros de hoje são globalizados.
A crise financeira mundial, que teve início em 2008, fortaleceu em diversas partes do mundo movimentos protecionistas, visando a geração de empregos em países sede de transnacionais.
Trump lidera esse movimento, conhecido como desglobalização, enquanto o mundo assiste à queda do comércio internacional e ao surgimento de barreiras comerciais.
Doe e ajude a criar posts novos
O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂