Reindustrialização dos EUA e desglobalização

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Cada pontinho colorido é um carro novinho estacionado na fábrica da Hyundai, em Montgomery, nos EUA.

Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou taxar em 25% carros e peças importados, numa tentativa de estimular a produção industrial em solo americano e de gerar empregos.

Gosta do Geografia Visual?

Nossos posts são feitos à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

No entanto, as montadoras reclamaram da proposta, alegando que não existe carro fabricado nos EUA com 100% das peças produzidas em solo americano.

Ainda segundo as empresas, essas barreiras comerciais aumentariam o preço dos veículos, pois todos os carros de hoje são globalizados.

A crise financeira mundial, que teve início em 2008, fortaleceu em diversas partes do mundo movimentos protecionistas, visando a geração de empregos em países sede de transnacionais.

Trump lidera esse movimento, conhecido como desglobalização, enquanto o mundo assiste à queda do comércio internacional e ao surgimento de barreiras comerciais.

📸 @dailyoverview


Gostou desse conteúdo?

Esse post foi criado à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !
Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Fotografias

Por que as paisagens das praias são diferentes umas das outras?

por Adriano Liziero

A primeira questão a considerar é que a praia está na zona de contato entre os dois maiores ambientes do planeta, o continente e o oceano.

Fotografias

Caravana de imigrantes rumo aos EUA

por Adriano Liziero

Cerca de 10% da população da Guatemala, El Salvador e Honduras já deixou seus países para fugir da violência.

Fotografias

Cemitério de navios

por Adriano Liziero

Você sabe para onde vai um navio que está velho demais para navegar, após 25 a 30 anos de vida útil? Infelizmente, para estaleiros localizados em países pobres.