Reindustrialização dos EUA e desglobalização

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Cada pontinho colorido é um carro novinho estacionado na fábrica da Hyundai, em Montgomery, nos EUA.

Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou taxar em 25% carros e peças importados, numa tentativa de estimular a produção industrial em solo americano e de gerar empregos.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

No entanto, as montadoras reclamaram da proposta, alegando que não existe carro fabricado nos EUA com 100% das peças produzidas em solo americano.

Ainda segundo as empresas, essas barreiras comerciais aumentariam o preço dos veículos, pois todos os carros de hoje são globalizados.

A crise financeira mundial, que teve início em 2008, fortaleceu em diversas partes do mundo movimentos protecionistas, visando a geração de empregos em países sede de transnacionais.

Trump lidera esse movimento, conhecido como desglobalização, enquanto o mundo assiste à queda do comércio internacional e ao surgimento de barreiras comerciais.

📸 @dailyoverview


Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

Essa ilha no Caribe é um dos lugares mais apertados do mundo

por Adriano Liziero

O mar azul turquesa contrasta com a alta densidade demográfica da ilha.

Fotografias

Como essa rocha ficou entalada sobre um abismo?

por Adriano Liziero

Você teria coragem de subir nessa rocha entalada a 1.

Fotografias

Qual o real poderio militar da Rússia?

por Adriano Liziero

O colapso da União Soviética reduziu o número de soldados e de território russos, mas deixou o país com muitas cartas na manga, especialmente com seu arsenal nuclear e número de tanques.